Quanto tempo dura a bateria de um automóvel elétrico?

O tempo varia conforme a utilização e é necessário ter os mesmos cuidados que temos com as baterias de celular

(Divulgação/Chevrolet)

Quanto tempo dura a bateria de um automóvel elétrico? Em que condições ela precisa ser substituída? – Ricardo Brenner, Belo Horizonte (MG)

A vida útil de uma bateria é de pelo menos dez anos em veículos leves de passageiros, de acordo com Ricardo Takahira, diretor do Núcleo de Pesquisas da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE).

Mas na prática esse número varia em função do uso e do tipo de recargas que foram feitas. Como ocorre com o celular, a bateria do carro elétrico também perde a densidade energética e isso pode ser percebido na redução da autonomia.

E é nessa hora que o proprietário deve começar a pensar em trocá-la: quando a autonomia for tão pequena a ponto de uma recarga completa não ser suficiente para uma viagem-padrão.

E isso não sai barato: num Renault Fluence elétrico, por exemplo, o custo de um nova bateria é de 2.800 euros (R$ 10.300).

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s