Qual a utilidade do modo neve de condução em países tropicais?

Ele pode ser útil ao enfrentar lama ou grama molhada. Mas não serve para economizar combustível

Seletor de modo de condução do Jeep Cherokee

O modo neve do câmbio automático pode ser usado para ajudar o carro a sair de terrenos mais escorregadios, como a lama? – Kauê Pereira Longo Salvador, por e-mail.

Os câmbios automáticos com o botão de neve acionado na cidade não deveriam ser mais econômicos, já que eles arrancam em segunda marcha? – Rodrigo Jacomelli Simas, Porto Alegre (RS).

As duas perguntas estão relacionadas, portanto vamos respondê-las juntas.

O modo neve oferecido em alguns carros com câmbio automático geralmente é acionado por um botão que ostenta o símbolo de um floco de neve. Nos casos de veículos com seletor de modo de condução, ele pode ser identificado pela palavra “snow”.

Na prática, ele altera a programação do câmbio automático para fazer com que o veículo saia da imobilidade em segunda marcha, com aceleração mais suave. Esse recurso reduz a tendência de a roda girar em falso na partida, mas assim que entra em movimento as mudanças de marcha passam a ser feitas no modo tradicional.

O modo deve ser acionado apenas quando o veículo está parado sobre pisos de baixa aderência. No Brasil e em países onde a neve é raríssima, ele também pode ser usado na lama ou em superfícies escoregadias, como a grama molhada.

Sobre a possível economia de combustível, a resposta é não. Como a caixa da transmissão recorre a uma marcha mais alta (segunda ou terceira) para permitir que ele saia de situações de baixa aderência sem patinar, em condições normais (como na cidade) isso apenas deixaria o arranque mais lento.

Além disso, poderia instigar o motorista a pressionar mais o acelerador para compensar a falta de vigor no arranque, o que forçaria mais o motor fora de sua faixa de rotação ideal, consumindo mais combustível do que se a saída fosse feita em primeira marcha.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. bruno papatella

    A pergunta q nao quer calar é, esse modo força o cambio se o mesmo for utilizado na cidade com grande fluxo de transito anda e para?