Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Andar com a tração 4×4 no asfalto pode provocar quebra?

Se a sua picape possui tração 4x4 temporária, a resposta é quase sempre sim

Por Redação
Atualizado em 3 Maio 2021, 15h41 - Publicado em 12 set 2016, 18h02
botao-que-aciona-a-tracao-4x4-da-ranger-3-0-diesel-cd-4x4-xlt-limited
Seletor de tração da Ranger 3.0 Limited 4X4 (Marco de Bari/Quatro Rodas)

É verdade que andar no asfalto com a picape tracionada (ligada no modo 4×4 ou 4×4 reduzida) pode provocar a quebra do conjunto de tração? – Valmir Farias, por e-mail.

Devem-se evitar manobras em piso asfáltico com o 4×4 engatado, com ou sem a reduzida acionada, mas só em veículos que não têm o sistema de 4×4 permanente.

Ao fazer uma curva, cada uma das quatro rodas percorre uma trajetória diferente e, portanto, tem rotação própria, permitida pelos diferenciais. Em veículos 4×4 part-time (em que a tração integral funciona quando acionada pelo motorista), quando a caixa de transferência é travada, os eixos dianteiro e traseiro giram na mesma velocidade, fazendo com que as rodas da frente se arrastem, pois não há diferencial central para equalizar as diferentes rotações.

Se o atrito for grande (caso do asfalto), progressivamente ocorrerá a torção destrutiva do eixo ou do cardã. Quanto maior a velocidade, maior essa torção. Na terra, a baixa aderência faz com que os pneus escorreguem mais, reduzindo o dano ao sistema.

Continua após a publicidade

Já os veículos 4×4 permanente (comumente chamados de AWD, de All Wheel Drive) possuem mecanismos em suas caixas de transferência (como o diferencial Torsen) que permitem seu uso em qualquer tipo de superfície.

Veículos dedicados ao off-road e picapes geralmente possuem sistemas de tração 4×4 temporária, sem diferencial central.

Já os modelos de alta performance como WRX, Lancer Evo e a linha quattro da Audi são equipados com tração integral permanente, e possuem dispositivos que permitem que os eixos dianteiros e traseiros girem em velocidades diferentes, melhorando a aderência mesmo no asfalto, em altas velocidades.

Isso, porém, não é regra. A VW Amarok, por exemplo, é uma picape equipada com tração integral permanente, chamada de 4Motion.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.