Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Qual a utilidade do modo neve de condução em países tropicais?

Ele pode ser útil ao enfrentar lama ou grama molhada. Mas não serve para economizar combustível

Por Redação
Atualizado em 3 Maio 2021, 15h39 - Publicado em 20 set 2016, 16h08

Seletor de modo de condução do Jeep Cherokee

O modo neve do câmbio automático pode ser usado para ajudar o carro a sair de terrenos mais escorregadios, como a lama? – Kauê Pereira Longo Salvador, por e-mail.

Os câmbios automáticos com o botão de neve acionado na cidade não deveriam ser mais econômicos, já que eles arrancam em segunda marcha? – Rodrigo Jacomelli Simas, Porto Alegre (RS).

As duas perguntas estão relacionadas, portanto vamos respondê-las juntas.

O modo neve oferecido em alguns carros com câmbio automático geralmente é acionado por um botão que ostenta o símbolo de um floco de neve. Nos casos de veículos com seletor de modo de condução, ele pode ser identificado pela palavra “snow”.

Na prática, ele altera a programação do câmbio automático para fazer com que o veículo saia da imobilidade em segunda marcha, com aceleração mais suave. Esse recurso reduz a tendência de a roda girar em falso na partida, mas assim que entra em movimento as mudanças de marcha passam a ser feitas no modo tradicional.

Continua após a publicidade

O modo deve ser acionado apenas quando o veículo está parado sobre pisos de baixa aderência. No Brasil e em países onde a neve é raríssima, ele também pode ser usado na lama ou em superfícies escoregadias, como a grama molhada.

Sobre a possível economia de combustível, a resposta é não. Como a caixa da transmissão recorre a uma marcha mais alta (segunda ou terceira) para permitir que ele saia de situações de baixa aderência sem patinar, em condições normais (como na cidade) isso apenas deixaria o arranque mais lento.

Além disso, poderia instigar o motorista a pressionar mais o acelerador para compensar a falta de vigor no arranque, o que forçaria mais o motor fora de sua faixa de rotação ideal, consumindo mais combustível do que se a saída fosse feita em primeira marcha.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.