Clique e assine por apenas 8,90/mês

Quais as vantagens e desvantagens dos faróis de led?

Eles são mais eficientes e duráveis. Mas nem tudo é perfeito

Por José D'Elia - Atualizado em 1 set 2018, 11h32 - Publicado em 14 dez 2015, 15h39

Acura TLX

Qual a vantagem em ter leds no lugar de lâmpadas incandescentes? – Jheyzon Nascimento Paulino, São José do Rio Preto (SP)

O led (abreviação em inglês de diodo emissor de luz) é um semicondutor que converte eletricidade em luz com mais eficácia. Enquanto a lâmpada incandescente produz 15 lumens/watt, o led produz 20 (13% a mais).

Ele é também mais resistente a impactos e vibrações e mais durável do que a lâmpada convencional, além de não emitir radiação infravermelho e ultravioleta, não piscar e não interferir em outros sistemas eletrônicos.

Continua após a publicidade

Os leds ainda podem ser produzidos de modo a emitir todas as cores do espectro sem a necessidade de filtros.

Outra grande vantagem é que os leds permitem grande liberdade no design do veículo, já que não é preciso haver uma grande área para encaixar um refletor.

Faróis de led do Honda City EXL, Léo Sposito/Quatro Rodas

Por outro lado eles ainda são bem mais caros, são sensíveis ao calor (este não é emitido pela parte emissora de luz, como nas lâmpadas incandescentes, e sim atrás dos diodos, demandando dissipadores eficientes) e emitem luz num estreito facho de apenas poucos graus de abertura.

Mas o sistema vem se popularizando rapidamente e já está disponível em modelos mais acessíveis (ou menos caros), como os Honda Fit EXL, que custa R$ 82.900, e o City EXL, de R$ 84.600.

Publicidade