Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Problemas no câmbio do Nissan Sentra

Donos do carro relatam ruídos, falhas e superaquecimento na transmissão CVT dos modelos até 2012

Por Waldez Carmo Amorim Atualizado em 22 abr 2021, 23h03 - Publicado em 27 jan 2015, 18h29

auto-defesa auto-defesa

O CVT (câmbio continuamente variável) não tem trocas de marchas, já que em vez de engrenagens ele tem duas polias que variam de diâmetro. Mas isso não o impede de apresentar problemas semelhantes aos dos câmbios comuns. Dez donos de Nissan Sentra 2008 a 2012 com CVT nos procuraram para reclamar de ruídos excessivos, falhas e superaquecimento no sistema. Um deles é o empresário Cláudio Fumagalli, de São Paulo (SP). “Com 1 000 km, o câmbio começou a chiar em subidas e, quando eu andava na estrada, também perdia potência. Na primeira autorizada, disseram que não havia problemas. Na segunda, constataram que as polias e a cinta estavam escorregando. Por isso, o câmbio precisou ser trocado em garantia aos 9 000 km e aos 40 000 km”, diz o dono de um Sentra 2013. “Mas o defeito voltou e agora o câmbio está chiando de novo nas subidas íngremes.”

O gerente de contas Luiz Vicente Carvalho, de São Paulo (SP), diz que, além do barulho e das falhas de funcionamento, seu Sentra 2008 também apresentou superaquecimento. “Depois de superaquecer

várias vezes, descobri que as concessionárias comercializam um radiador para o CVT”, diz Vicente, que faz questão de mostrar até o código da peça vendida na rede como “kit refrigeração” ou “resfriador de óleo para o Sentra”: KIT6OILCO. Em algumas revendas, a peça é encontrada pelo código KITB62OILCO. Em oito autorizadas consultadas, apuramos preços que foram de R$ 3 520 a R$ 4 153.

Altas temperaturas podem fazer o câmbio parar de funcionar direito, colocando-o em modo de

segurança, quando ele trabalha em giro alto e velocidade baixa. “Meu Sentra 2008 começou a apresentar o zunido no câmbio até que um dia o equipamento travou: o conta-giros marcava mais de 4 000 rpm e o carro ficava abaixo de 100 km/h. Ele passou a operar só no modo de segurança”, diz o militar Marcos Donizeti Lopes, de Curitiba (PR).

O POVO RECLAMA

“Ao acelerar para subir uma ladeira, o câmbio emite um zunido muito forte e irritante. Meu pai tem um

Continua após a publicidade

Sentra 2012 que não tem esse problema.” Natan Rodrigues, auditor, Belo Horizonte (MG), dono de um

Sentra CVT 2008

“Troquei o óleo do câmbio aos 7 000 km, quando o previsto é aos 100 000. Só amenizou o barulho. Agora a autorizada disse que o câmbio está superaquecendo.” Rangel Barbosa, engenheiro, Rio do Sul (SC), dono de um Sentra 2008

RESPOSTA

A Nissan diz que “condições extremas e/ou inadequadas de velocidade ou carga” poderão levar a transmissão CVT a entrar em modo de segurança. “Esta ação visa proteger os componentes internos da transmissão e garantir a segurança dos ocupantes.”

CONTE-NOS SEU PROBLEMA

Seu carro tem algum defeito de fabricação ou de projeto que o deixa irritado? Ouviu falar de problema que mereça um recall? Passou por uma situação em que seus direitos de consumidor foram violados? Então escreva para nós: 4rodas.abril@abril.com.br

Continua após a publicidade

Publicidade