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Dez portas de carro excêntricas que marcaram época na indústria

De asas de gaivota ao sistema diedral, conheça as soluções mais icônicas de abertura de portas na indústria automotiva

Por Fábio Black
Atualizado em 29 set 2025, 18h21 - Publicado em 28 set 2025, 20h23
Mercedes 300 SL Coupé com portas abertas
Mercedes 300 SL Coupé (divulgação/Internet)
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Asa de gaivota

Apresentado no Salão de Nova York de 1954, o 300 SL foi baseado em um Mercedes de corrida, dono de um chassi tubular que obrigou os projetistas a criarem portas que se abriam verticalmente. Não foi pensando para as ruas. Mas o representante da Mercedes nos EUA viu nele uma oportunidade e deu certo, o SL Gullwing, como ficou conhecido, se tornou referência com suas portas que lembram asas de gaivota quando abertas.

Tesoura

O Countach modelo 1974, da Lamborghini.
O Countach modelo 1974, da Lamborghini. (Divulgação/Quatro Rodas)

Marcelo Gandini criou as portas que se abrem como uma tesoura e utilizou em protótipos na década de 1960. Porém, foram lançadas comercialmente no Lamborghini Countach LP 400 1974. Além do estilo, solucionavam o problema de pouca visibilidade traseira do modelo: podiam ser abertas, nas manobras.

Borboleta

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(Divulgação/Quatro Rodas)

Criação do designer Franco Scaglione, as portas borboleta se abrem para fora e ao mesmo tempo para cima da carroceria, permitindo um movimento mais natural de abertura. O Alfa Romeo 33 Stradale de 1967 foi o primeiro modelo a utilizar esse conceito de funcionamento.

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Suicidas

rolls royce
(Divulgação/Quatro Rodas)

As portas com abertura chamada suicida eram comuns no final do século 19, até que, nos anos 1960, caíram em desuso por questões de segurança (era muito difícil fechar caso se abrissem, com o carro em movimento). Hoje aparecem em veículos de luxo como item de diferenciação.

De correr

1954-kaiser-darrin-roadster
(Divulgação/Quatro Rodas)

Estilo obrigatório nas vans e minivans, a porta com abertura “slide” surgiu em 1954 no conversível americano Kaiser Darrin, cujas portas deslizam para dentro dos longos paralamas dianteiros. O carro de baixa produção foi o primeiro a ter carroceria de fibra de vidro nos EUA.

Frontal articulada

Romi-Isetta, modelo 1959.
Foram feitas cerca de 3.000 unidades da Romi-Isetta em Santa Bárbara d’Oeste (SP) (Marco de Bari/Quatro Rodas)
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Apresentado em 1953 em Turim, o microcarro italiano Isetta trazia uma solução de abertura de porta inusitada:  toda a parte dianteira do carro articula para fora a fim de permitir a entrada. Em caso de acidente, o motorista e o passageiro deveriam sair pelo teto solar de lona.

Diedral

Koenigsegg_Jesko,_GIMS_2019,_Le_Grand-Saconnex_(GIMS1046)
(Divulgação/Quatro Rodas)

Criadas pela Koenigsegg e utilizadas no CC8S (lançado em 2002), elas têm um sistema que permite que se abram como uma porta de carro convencional e se movimentem para cima, fixadas em uma dobradiça giratória. Em geometria, diedro é algo formado pelo encontro de dois planos.

De teto

Messerschmitt_KR175_011
(Divulgação/Quatro Rodas)
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O primeiro teto articulado em um carro surgiu no modelo KR1975 de 1953. Impedida de produzir aeronaves, a fabricante alemã Messerschmitt passou a fazer automóveis com abertura igual à dos aviões. Como nas carlingas dos caças, a porta se apoia em dobradiças.

Asas de Cisne

Aston DB9 Swan
(Divulgação/Quatro Rodas)

Funcionam de maneira semelhante às portas convencionais dos carros, na horizontal, mas abrem em um ângulo ascendente. Foram criadas e muito utilizadas pelas inglesas Aston Martin e Lagonda. Um exemplo de aplicação é o grand turismo DB9 de 2004.

Vertical

BMW Z1
(Divulgação/Quatro Rodas)

Lançado em 1989, o BMW Z1 é um roadster que tinha painéis de plástico e possuía sistema de portas que se movimentam na vertical, como os vidros. Com apenas um toque de botão, as portas se recolhiam para a seção inferior da carroceria, liberando o acesso à cabine.

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