Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Relâmpago: Revista em casa por 10,99

Por que os freios a disco na traseira estão cada vez mais raros?

Existe diferença de custo ou é por motivo técnico, a opção pelo freio a disco nas quatro rodas?

Por Leonardo Barboza
Atualizado em 13 abr 2022, 09h36 - Publicado em 13 abr 2022, 08h39
Audi R8 V10 Performance 2020 amarelo roda e freio
Versão Performance é a única importada, sempre com freios com discos carbono-cerâmicos (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade
Existe diferença de custo ou é por motivo técnico, a opção pelo freio a disco nas quatro rodas?

Valter Jorge Postal, Bento Gonçalves (RS)

Em carros de passeio os freios do eixo dianteiro são responsáveis pela maior parte da força de frenagem, o que justifica a utilização de freios a disco, que suportam temperaturas mais elevadas. Hoje, todos os carros novos têm freios com disco ventilado nas rodas dianteiras.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Ter freios a disco nas quatro rodas é melhor, dá maior sensibilidade nas frenagens e permite que se exija mais do sistema por mais tempo. Mas, segundo a engenheira Silvia Iombriller, da SAE Brasil, há dois principais fatores que levam alguns modelos (especialmente os menores e mais leves) a usarem o freio a tambor na traseira.

Um deles é de fato o custo. O tambor é mais barato de ter e manter. Ainda que disperse calor com menor facilidade, há menor risco de superaquecimento por fazer menos esforço na traseira, então o uso do tambor não chega a ser um problema.

Continua após a publicidade

O outro é a facilidade da instalação do sistema de freio de estacionamento, que no caso do disco tem uma complexidade maior – o que acaba influenciando no custo final do projeto. “É preciso usar um mecanismo adicional acoplado à pinça de freio”, afirma a especialista. O sistema precisa manter o carro carregado em uma ladeira e o sistema a tambor leva a melhor nessa.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos,comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 2,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$2,99/mês.