Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Relâmpago: Revista em casa por 10,99

Por que carros elétricos gastam mais bateria na estrada do que na cidade?

Poucas situações em que a regeneração de energia atua na estrada ajudam a explicar a tendência de consumo inversa dos carros elétricos

Por Leonardo Barboza
Atualizado em 22 set 2024, 19h21 - Publicado em 22 set 2024, 19h12
Mercedes EQE 300
Mercedes EQE 300 (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Por que os carros elétricos gastam mais carga de bateria na estrada do que na cidade? – Valeria Mathias, Salvador (BA)

Falar de consumo, seja de gasolina ou de energia elétrica, é sempre complexo porque existem muitas variáveis envolvidas, desde o carro até as condições de rodagem (trânsito, temperatura, vento, pressão atmosférica e relevo da estrada).

Quem explica essa variável, que talvez seja a influência mais determinante, é o engenheiro Wanderlei Marinho, da SAE Brasil. “Tudo vai depender do tipo de situação da estrada, descidas e subidas”, diz ele.

audi q8 e-tron
Audi Q8 e-Tron (Fernando Pires/Quatro Rodas)

“Isso porque, nas descidas, muito provavelmente nós vamos fazer uma regeneração maior de energia na bateria, e em subidas, devido à maior velocidade da via, é exigido mais carga de bateria para poder encarar o aclive mantendo a velocidade”, explica.

Continua após a publicidade

“Já na cidade, temos pouca regeneração de energia na bateria em decidas, porém, nas subidas, a velocidade da via é bem menor do que em uma estrada, exigindo assim menos carga da bateria e tornando o carro mais econômico na cidade em relação à estrada na maioria das situações”, conclui.

Um outro ponto que pode ser destacado é que carros elétricos não têm marcha, pois seus motores entregam torque consistente em praticamente qualquer rotação. Contudo, acima dos 100 km/h o motor de um carro elétrico pode precisar ultrapassar os 8.000 rpm, a depender da relação de diferencial, consumindo mais energia para tornar isso possível.

Uma proposta da ZF é utilizar um câmbio de duas marchas em carros elétricos, o que poderia aumentar a autonomia do carro em 5%.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 2,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$2,99/mês.