Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Esquenta Black Friday: Revista em Casa por 9,90

Por que a potência de um híbrido nem sempre é a soma dos motores?

A força total desse tipo de veículo depende do gerenciamento dos motores de tração

Por Da Redação
Atualizado em 11 Maio 2021, 16h21 - Publicado em 15 ago 2018, 14h40
Porsche Panamera híbrido
Panamera híbrido: nele a potência total é somada, mas nem sempre é assim (Divulgação/Porsche)

O Porsche Panamera E-Hybrid tem um V6 de 330 cv e um motor elétrico de 136 cv, com potência combinada 462 cv. Já o Toyota Prius tem o 1.8 de 98 cv e o elétrico é de 72 cv, mas o valor total é de 123 cv. Por que em um modelo a potência é quase a soma e no outro, não? – Paulo Paz – Santa Maria (RS)

Porque a potência combinada dos híbridos não necessariamente é o valor somado de todos os motores, já que eles são acionados em momentos diferentes.

Segundo a Toyota, o motor a combustão do Prius só entra em ação em momentos em que o veículo exige mais potência, como em subidas ou arrancadas intensas.

Nesse caso, isso faz com que o pico de potência dos dois motores não obrigatoriamente ocorram ao mesmo tempo.

Continua após a publicidade
Longa Duração: Toyota Prius
No Prius a força máxima é menor do que a soma aritmética da potência dos dois motores de tração (Silvio Gioia/Quatro Rodas)

O mesmo ocorre com o torque. Enquanto em um motor elétrico o pico de força acontece a qualquer rotação, em um propulsor a combustão o conjunto precisa estar a uma rotação mais elevada para obter seu torque máximo.

Mas esse valor pode variar e ser, inclusive, a soma da potência dos dois propulsores – como ocorre no BMW i8, que possui um motor 1.5 biturbo de 234 cv e um elétrico de 131 cv, cuja potência combinada é de 365 cv.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

OFERTA RELÂMPAGO

Digital Completo

Apaixonado por carros? Então isso é pra você!
Pare de dirigir no escuro: com a Quatro Rodas Digital você tem, na palma da mão, testes exclusivos, comparativos, lançamentos e segredos da indústria automotiva.
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 2,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Quatro Rodas impressa todo mês na sua casa, além de todos os benefícios do plano Digital Completo
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$35,88, equivalente a R$2,99/mês.