Oito restaurantes a até 100 km de São Paulo que valem a viagem
Sem programa para o final de semana? Veja a nossa seleção de restaurantes a até 100 km da capital paulista.
Rancho 53: São Roque, 65 km
É um refúgio de paulistanos que a procuram em busca de sossego e dos diversos vinhos de mesa que fizeram a fama local. Nos fins de semana, a Estrada do Vinho, que reúne várias vinícolas em suas margens, costuma ficar lotada. Se esse passeio faz mais a alegria dos pais, a família toda pode se divertir em outro atrativo: a pista de esqui e snowboard do Ski Montain Park.
Mais barato que gasolina! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90
Na hora de matar a fome, a pedida é o restaurante português Rancho 53 (Rodovia Castello Branco, km 53, município de Araçariguama, 11 4136-1381), um clássico de beira de estrada que está acima da média e é especializado em comida portuguesa. O bacalhau à moda serve duas pessoas. Tem ainda uma boa loja de produtos típicos.
Le Troquet: Sousas, 100 km
A 10,5 km do centro de Campinas, Sousas preserva seu casarão histórico com bares, restaurantes e lojinhas. A pequena e verde localidade também atrai famílias, jipeiros, ciclistas e quem curte andar a cavalo por suas belezas naturais repletas de cachoeiras.
Antes ou depois dos passeios, o restaurante Le Troquet (R. Rei Salomão, 161, distrito de Sousas, 19 3258-1993) é um lugar agradável de cenário ideal para matar a fome com a grande variedade de pratos clássicos, como o pato ao molho de laranja.
Dalmo Bárbaro: Guarujá, 86 km
O Guarujá lembra bastante a capital, com lojas, shoppings lotados e restaurantes superconcorridos na alta temporada. Um dos mais tradicionais é o Dalmo Bárbaro (Av. Miguel Stéfano, 4751, Enseada, 13 3351-9298), que tem nos mariscos a especialidade de seu menu.
Peça o marisco lambe-lambe: à base de mariscos na casca, mistura arroz, tomate, cebola, alho, azeite, vinho branco e limão. Meia porção dos pequenos mariscos frescos, mantidos vivos até o cozimento na panela, serve muito bem duas pessoas.
Olivetto: Campinas, 100 km
A cidade concentra empresas de grande porte e durante a semana os hotéis costumam ficar lotados. Aos sábados e domingos, os executivos engravatados cedem espaço para as famílias que buscam diversão nos distritos próximos de Sousas e Joaquim Egídio, quando o assunto é lazer ao ar livre.
Um que vale a visita é o Olivetto Restaurante e Enoteca (Av. Cel. Silva Telles, 843, Cambuí, 19 3294-8133), que tem a segunda maior carta de vinhos do país. No menu, massas, risotos, peixes, aves e carnes, como o mignon Olivetto, com aspargos, abobrinha, ervilha torta, batata, cenoura e rúcula ao roti.
Félix Bistrot: Cotia, 37 km
O lado mais turístico de Cotia está na Granja Viana, área de antigas fazendas que, desde os anos 70, viu surgir condomínios de médio e de alto padrão inspirados em similares da Europa e dos Estados Unidos.
Para atender aos moradores desses residenciais, restaurantes e butiques descolados pipocam na região da avenida São Camilo e da rua José Félix de Oliveira, onde está localizada a mansão com piscina que abriga o Félix Bistrot (R. José Félix de Oliveira, 555, Granja Viana, acesso pelo km 24 da Rod. Raposo Tavares, 11 4702-3555).
A cozinha é reconhecida por incorporar criatividade ao cardápioque tem base francesa, como no caso do filé mignon com foie gras e purê de cará, uma das especialidades.
Mar del Plata: Santos, 80 km
Mais turística que nunca, Santos continua o processo de revitalização de seu Centro Histórico, repleto de novos bares e restaurantes. Para comer bem, o Mar del Plata (Av. Alm. Saldanha da Gama, 137/139, Ponta da Praia, 13 3261-4253) tem receitas clássicas no cardápio.
Serve o Meca Santista, prato escolhido em pesquisa da prefeitura para representar a culinária da cidade eque leva, além do filé de meca grelhado, risoto de palmito pupunha e cenoura, farofa de banana com bacon, linguiça calabresa e abacaxi.
Quinta da Canta: Mairiporã, 44 km
A pequena cidade serrana oferece ar puro, clima mais frio e vasta vegetação a poucos quilômetros da capital, além do restaurante Quinta da Canta (Al. Bélgica, 325, acesso desde a portaria 2 do Condomínio Sausalito, no Parque Petrópolis, 11 4485-2185).
Em uma chácara com piscina e agradáveis ambientes ao ar livre, os próprios donos, o casal Teresa e Sérgio Lima, deixando a pressa do lado de fora, fazem questão de preparar os pratos na cozinha, que oferece um cardápio bastante variado. O menu de preço fixo inclui até nove receitas para serem degustadas em porções pequenas. Reserve e informe-se na cidade sobre como chegar.
A Fonte Bistrô: Santos, 80 km
Outro local recomendado no litoral é A Fonte Bistrô (Av. Gen. Francisco Glicério, 661, José Menino, 13 3327-9180).
O cardápio variado mantém a fórmula de sucesso: farto couvert, com produtos importados, e receitas de bases clássicas italianas e francesas, apoiadas por ingredientes de qualidade e preparo cuidadoso na elaboração de pratos como a paella marinheira, risotos de frutos do mar, de funghi e ao tartufo, massas e carnes nobres com bons molhos.