Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

O que pode fazer a embreagem trepidar ao arrancar com o carro?

A embreagem do carro começa a dar sinais quando está chegando ao fim da sua vida útil; confira

Por Leonardo Barboza
11 Maio 2025, 18h46
Platô e disco de embreagem do Ecosport XLS 1.6, da Ford, da frota de testes da r
Disco e platô são componentes do sistema de transmissão (Silvio Gioia/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Por que a embreagem trepida ao arrancar com o carro? Priscylla Caputo, São Paulo (SP)

Quem responde é a especialista em mecânica de automóveis Luciana Félix, gestora da oficina Na Oficina. De acordo com Luciana, o sistema de embreagem é composto por mais algumas peças: pedal, cabo, discos de embreagem e platô, e também os componentes hidráulicos.

“Quando uma embreagem começa a apresentar o sinal que foi relatado, significa que alguma dessas peças foi danificada”, diz Luciana.

Pode ser porque a peça já chegou ao fim da vida útil ou por conta de uma manutenção malfeita. Ou então porque foram substituídos apenas os discos de embreagem e não as demais peças que compõem o conjunto.

Quando uma embreagem começa a apresentar a trepidação, significa que ela já está no fim da vida útil, ocorrendo que, a qualquer momento, essa embreagem pode acabar por completo e o carro deixar de funcionar na parte da aceleração. Aumentar a rotação nas arrancadas pode evitar essa trepidação, mas vai acentuar o desgaste do material de atrito que resta.

Continua após a publicidade

“Eu sempre considero que, ao apresentar essa trepidação, é importante levar o carro a uma oficina de confiança para o mecânico conferir os discos da embreagem e o platô, ou seja, todo aquele componente que faz parte ali da embreagem, para poder assim fazer uma verificação por completo”, afirma Luciana. E fazer os reparos que forem necessários.

Pedais do breque, embreagem e acelerador do Boxster 2
Os pedais do Porsche Boxster com câmbio manual (Acervo/Quatro Rodas)

O desgaste da embreagem também pode levar o pedal a ficar mais pesado. Isso acontece por causa do desgaste do conjunto. Quando ocorre, a mola do disco já pode ter perdido de 20% a 30% de sua flexibilidade. A mola do platô se deteriora com o uso, prejudicando todo o mecanismo. Nessas condições, não há outra saída: é preciso trocar o conjunto da embreagem.

Para prolongar a vida útil da embreagem, o motorista precisa eliminar certos vícios na condução do veículo, como descansar o pé no pedal, “segurar” o carro com a embreagem e o acelerador numa ladeira (em vez de usar o freio de mão) e dar arrancadas bruscas.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.