Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

O que é o sistema LSD que equipa as picapes Hilux e L200?

Ela significa Limited Slip Differential ou diferencial de deslizamento limitado. Entenda:

Por Redação
Atualizado em 3 Maio 2021, 12h04 - Publicado em 18 Maio 2016, 19h06

Mitsubishi L200

O que é o sistema LSD que equipa as picapes Toyota Hilux e Mitsubishi L200? – Alexandre Ferraz de Campos, Tietê (SP).

LSD significa Limited Slip Differential ou diferencial de deslizamento limitado. O seu objetivo é limitar ou evitar que a roda com menos tração patine e a de maior tração fique imóvel.

Em um diferencial comum, o torque é transmitido para a roda com menos aderência, para equalizar as diferentes velocidades de giro das rodas de cada lado do eixo quando o veículo faz uma curva. Isso ajuda bastante no asfalto, mas pode dificultar a vida do motorista no off-road, pois acaba transferindo o torque justamente para a roda que está patinando na lama.

O tipo mais comum de LSD é aquele com vários discos (como uma embreagem múltipla) e mola que conectam os dois lados do eixo até um certo nível de torque, quando então ocorre o deslizamento, ou seja, permite o funcionamento normal do diferencial – por exemplo, em curvas no asfalto.

Continua após a publicidade

A experiência de jipeiros e técnicos de testes em campo é que o veículo com tração traseira e equipado com LSD passa por 70% dos desafios que imaginamos que seriam ultrapassados somente por um veículo 4×4. Tanto é que o LSD em picapes de grande e médio porte é comum hoje.

Em picapes compactas de tração dianteira como Fiat Strada e VW Saveiro, há o recurso chamado de boqueio eletrônico do diferencial. No caso da Saveiro, o mesmo sistema que atua no controle de tração e estabilidade detecta a falta de tração em alguma roda e utiliza os freios para anular o funcionamento do diferencial em situações de fora de estrada, igualando o torque entre os dois semieixos.

Velocímetro e botão de acionamento do diferencial da Strada Adventure

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.