O alto preço de se esquecer do intervalo entre as revisões
Revisão dos três primeiros anos para quem roda até 10 000 km por ano fica mais cara para quem tem Ford ou Volkswagen
Mecânico faz manutenção no freio em oficina de serviço expresso da Chevrolet
Ao comprar um carro, poucos pensam em conferir os preços de revisão para saber se os modelos pesquisados também têm custo de manutenção semelhante. Esse número pode esconder uma armadilha que escapa aos olhos menos atentos: a diferença no intervalo entre as revisões. Enquanto a maioria das montadoras estipula o prazo a cada 10 000 km ou um ano (o que ocorrer primeiro), outras – como Ford e Volkswagen – têm intervalos de 5 000 km ou seis meses.
A informação pode parecer um detalhe perdido no manual do proprietário, mas vai fazer uma grande diferença no seu bolso no futuro. Para mostrar essa disparidade, reunimos seis hatches na faixa dos R$ 40 000 e seis sedãs na casa dos R$ 70 000 e calculamos o custo de revisão nos três primeiros anos de uso, levando em consideração um usuário que roda até 10 000 km por ano, número compatível com alguém que more a até 25 km do trabalho.
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Cinco vezes mais salgado
No segmento de hatches, a diferença de preço chegou a 203% quando confrontamos o modelo com o custo total de serviço mais baixo, o Toyota Etios (R$ 965,00), com o de pós-venda mais caro de todos, o VW Fox (R$ 2 468). A explicação é que, enquanto o primeiro exige três revisões em três anos, o segundo precisa de seis, no caso de quem trafega até 10 000 km por ano. A Ford usa uma solução intermediária: deixa apenas a primeira revisão aos seis meses ou 5 000 km, enquanto as demais seguem o padrão anual do mercado. Mesmo assim, tanto ela como a Volks são as que têm o maior custo de manutenção. E essa regra vale para os dois segmentos analisados.
Nos sedãs, a disparidade é ainda mais gritante. O modelo com o valor mais camarada é o Nissan Sentra (R$ 1037,00), enquanto o mais alto é o VW Jetta (R$ 4448,00). Em outras palavras, o Volkswagen cobra quase cinco vezes mais do que o rival japonês. O segundo sedã com o maior custo total, não por acaso, é o Ford Focus (R$ 1832,00), com seu intervalo de 5 000 km ou seis meses para a primeira inspeção.Fica, portanto, o ensinamento: na próxima vez que você comprar um carro novo, sempre cheque antes quanto custará seu pós-venda.
Veja abaixo o custo para quem roda até 10 000 km ao ano:
revisão 1° ano | revisão 2° ano | revisão 3° ano | Total | |
---|---|---|---|---|
Hyundai HB20 1.0 Conf. | R$ 160,00 | R$ 360,00 | R$ 472,00 | R$ 992,00 |
Chevrolet Onix 1.0 LS | R$ 216,00 | R$ 488,00 | R$ 636,00 | R$ 1390,00 |
Fiat Palio 1.0 Attrac. | R$ 188,00 | R$ 388,00 | R$ 584,00 | R$ 1160,00 |
Ford Ka 1.0 SE | R$ 488,00 (2 revisões no 1° ano) | R$ 632,00 | R$ 428,00 | R$ 1548,00 |
VW Fox 1.0 Trendline | R$ 520,00 (2 revisões no 1° ano) | R$ 974,00 (2 revisões no 2° ano) | R$ 974,00 (2 revisões no 3° ano) | R$ 2468,00 |
Toyota Etios 1.3 | R$173,00 | R$ 400,00 | R$ 393,00 | R$ 965,00 |
VW Jetta Trendline | R$ 1020,00 (2 revisões no 1° ano) | R$ 1714,00 (2 revisões no 2° ano) | R$ 1714,00 (2 revisões no 3° ano) | R$ 4448,00 |
Nissan Sentra S | R$ 259,00 | R$ 379,00 | R$ 399,00 | R$ 1037,00 |
Ford Focus Sedan S | R$ 544,00 (2 revisões no 1° ano) | R$ 720,00 | R$ 568,00 | R$ 1832,00 |
Toyota Corolla GLI | R$ 241,00 | R$ 529,00 | R$ 372,00 | R$ 1141,00 |
Chevrolet Cruze LT | R$ 300,00 | R$ 848,00 | R$ 520,00 | R$ 1668,00 |
Renault Fluence Dyn. | R$ 472,00 | R$ 673,00 | R$ 472,00 | R$ 1617,00 |