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Freio de estacionamento eletrônico para de funcionar se o carro fica sem bateria?

Freios eletrônicos dependem da bateria para serem acionados, mas não para manter o carro parado e ainda pode ajudar se faltar freio no carro

Por João Vitor Ferreira
3 jul 2025, 08h11
Freios Eletrônicos Autodefesa
Sistemas de segurança devem ser confiáveis (Divulgação/Quatro Rodas)
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O que acontece com os freios eletrônicos se a bateria do carro acabar?

Carlos Eduardo Silva, Sumaré (SP)

De acordo com Carlos Minutti, engenheiro da Continental, os freios de estacionamento eletrônicos (EPB) são, sim, mais seguros que os convencionais por diferentes motivos.

“A força de freio de estacionamento eletrônico independe da força aplicada pelo condutor, pois o sistema irá sempre aplicar a força necessária para garantir o veículo estacionado”, explica.

Minutti também destaca o acionamento automático do freio de estacionamento, que oferece mais segurança para os motoristas. Dependendo do modelo, ele aciona sozinho ao posicionar o câmbio em P, abrir a porta do motorista, desligar o motor, desafivelar o cinto, quando o sistema de freio resfriar e ocorrer a contração térmica dos discos e pastilhas ou então quando o carro tentar se mover com um peso maior do que o seu limite de carga.

Freio de estacionamento é acionado com o carro em movimento
Freio de estacionamento eletrônico pode ser acionado com o carro em movimento se faltar freio (Captura de vídeo/Quatro Rodas)
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O EPB também oferece mais segurança quando houver alguma falha no pedal do freio. Nessa condição, você pode acionar o botão manualmente para travar os freios das quatro rodas hidraulicamente. Porém, se a falha for no sistema hidráulico, você pode repetir o mesmo processo para ativar somente os freios traseiros e parar o veículo com segurança e estabilidade.

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“Em ambos os casos, o condutor deve manter o botão do freio de estacionamento acionado até a parada total do veículo. Todo esse controle de estabilidade é feito através de software”, explica Minutti. E, se faltar bateria, o EPB manterá a mesma condição que estava. Ou seja, se estiver ativado, o carro permanecerá travado, caso contrário, o veículo ficará solto.

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