Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Por que os freios a disco na traseira estão cada vez mais raros?

Existe diferença de custo ou é por motivo técnico, a opção pelo freio a disco nas quatro rodas?

Por Leonardo Barboza Atualizado em 13 abr 2022, 09h36 - Publicado em 13 abr 2022, 08h39
Existe diferença de custo ou é por motivo técnico, a opção pelo freio a disco nas quatro rodas?

Valter Jorge Postal, Bento Gonçalves (RS)

Em carros de passeio os freios do eixo dianteiro são responsáveis pela maior parte da força de frenagem, o que justifica a utilização de freios a disco, que suportam temperaturas mais elevadas. Hoje, todos os carros novos têm freios com disco ventilado nas rodas dianteiras.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Ter freios a disco nas quatro rodas é melhor, dá maior sensibilidade nas frenagens e permite que se exija mais do sistema por mais tempo. Mas, segundo a engenheira Silvia Iombriller, da SAE Brasil, há dois principais fatores que levam alguns modelos (especialmente os menores e mais leves) a usarem o freio a tambor na traseira.

Um deles é de fato o custo. O tambor é mais barato de ter e manter. Ainda que disperse calor com menor facilidade, há menor risco de superaquecimento por fazer menos esforço na traseira, então o uso do tambor não chega a ser um problema.

O outro é a facilidade da instalação do sistema de freio de estacionamento, que no caso do disco tem uma complexidade maior – o que acaba influenciando no custo final do projeto. “É preciso usar um mecanismo adicional acoplado à pinça de freio”, afirma a especialista. O sistema precisa manter o carro carregado em uma ladeira e o sistema a tambor leva a melhor nessa.

Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês