Falhas no câmbio Dualogic da Fiat

Proprietários reclamam que a trasmissão automatizada não engata as marchas corretamente

auto-defesa auto-defesa

Desde que o câmbio Dualogic foi lançado, em 2008, a Fiat costuma fazer atualizações no software para eliminar as falhas que ocorriam na transmissão automatizada, feitas nas autorizadas. Mesmo assim, até hoje donos de Fiat reclamam de problemas de funcionamento – ou o câmbio não troca as marchas ou não engata nenhuma, mesmo em carros novos. É a situação da gerente de vendas Nathalia Bueno, de Praia Grande (SP). “Desde que comprei o carro, no ano passado, a luz da bateria acende quando mudo a marcha. Depois apareceu a mensagem de avaria no Dualogic, e o câmbio começou a trocar da segunda marcha direto para quarta ou ficar em neutro, sem o carro andar. E isso aconteceu um mês depois do fim da garantia”, diz a proprietária de um Grand Siena 1.6 16V 2012.

Quem também enfrenta problemas semelhantes é a professora Maria José Ferro, de Curitiba (PR), dona de um Grand Siena 1.6 16V Dualogic 2013. “Várias vezes a ré não funcionou e apareceu uma mensagem no painel pedindo para colocar o câmbio em Neutro. E, mesmo assim, ele não engatava”, afirma ela.

Nem o Dualogic Plus, versão atualizada do câmbio, escapa dessas críticas. “Desde que comprei o carro, o câmbio não engata as marchas corretamente. Não sei mais o que fazer para resolverem”, diz o eletrotécnico José Carlos Vitor Júnior, do Rio de Janeiro (RJ), dono de um Grand Siena 1.6 2013.

Apesar de a maioria das reclamações vir de proprietários de Grand Siena, o defeito atinge outros modelos da Fiat, como o Punto 1.6 16V da engenheira Alexandra Mágda Gonçalves de Araújo, de Belo Horizonte (MG). “Sempre que eu viajava, o câmbio ia para Neutro sozinho e o motor morria e não pegava mais. Os defeitos com o câmbio foram tantos que dos seus 2 000 km rodados, 500 foram em teste das concessionárias”, diz Alexandra.

O POVO RECLAMA

“O câmbio trava sempre em Neutro. Já levei mais de dez vezes à concessionária e não resolvem nada.”

Fernando Tucci, vendedor, São Paulo (SP), dono de um Grand Siena 2012

“Após várias visitas, a autorizada disse que não tem jeito, que o problema acontece com todos os Fiat com Dualogic.”

Manoel Cordeiro, supervisor de compras, São Paulo (SP), dono de um Grand Siena 2012

RESPOSTA

A Fiat afirma que os casos da matéria já foram atendidos em garantia e que, apesar de terem relação com a transmissão, os problemas “se referiam a itens diferentes, não se caracterizando como vício sistêmico em componentes específicos do câmbio Dualogic”.

CONTE-NOS SEU PROBLEMA

Seu carro tem algum defeito de fabricação ou de projeto que o deixa irritado? Ouviu falar de problema que mereça um recall? Passou por uma situação em que seus direitos de consumidor foram violados? Então escreva para nós: 4rodas.abril@abril.com.br

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s