Clique e assine por apenas 8,90/mês

Posso estacionar com a alavanca em P sem acionar o freio de mão?

Além dos riscos de danos mecânicos, o costume pode gerar situações perigosas

Por Redação - Atualizado em 14 set 2018, 22h29 - Publicado em 30 jun 2016, 18h41

Câmbio automático em posição P

Morei nos Estados Unidos e notei que ninguém usa o freio de mão em carros automáticos. Apenas deixam a alavanca no P. Isso acarreta algum problema? – Raphael Rocha, por e-mail.

Imobilizar um carro automático somente posicionando a alavanca do câmbio em P (Parking) não é uma boa prática. Nessa posição, todo o peso do automóvel fica apoiado na trava do câmbio, que não foi projetada para esse fim. Se o veículo for forçado para a frente ou para trás (caso de uma batida ou se estiver estacionado numa ladeira), a trava poderá ser danificada com o tempo.

O correto é primeiro acionar o freio de estacionamento e depois colocar a alavanca na posição P. Assim, garante-se a imobilização do automóvel sem forçar o sistema de transmissão.

Continua após a publicidade

Nos EUA, onde tal prática é difundida, o assunto veio à tona devido à polêmica envolvendo a alavanca de câmbio de alguns modelos Jeep, como o Grand Cherokee. Neles, a alavanca foi substituída por um joystick que, mesmo quando acionado com toques para a frente e para trás, fica na mesma posição – não há trilho.

Como resultado, alguns usuários se enganaram e deixaram seus veículos na posição N ao invés da P. Por causa do costume de não se acionar o freio de mão, houve casos de veículos se movendo após serem estacionados.

Alavanca de câmbio do Jeep Grand Cherokee

A morte do ator Anton Yelchin, ocorrida duas semanas atrás, pode estar relacionada com isso. Yelchin foi encontrado esmagado pelo seu Grand Cherokee contra o portão da garagem de sua casa, em Los Angeles. Segundo a polícia, o veículo estava ligado e com o câmbio na posição N.

Publicidade