Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Escudo invisível

Película transparente protege contra riscos na pintura

Por Luís Perez | foto: Renato Pizzutto Atualizado em 22 abr 2021, 14h42 - Publicado em 21 dez 2012, 11h05

teste-de-produtos teste-de-produtos

Se um gênio da lâmpada oferecesse seus préstimos aos motoristas mais cuidadosos, sem dúvida um dos pedidos campeões seria o de uma pintura resistente a riscos. Tanto isso é verdade que alguns fabricantes até desenvolveram pesquisas buscando um sistema que “cicatrizava” sozinho. Agora o sonho está mais próximo, na forma de uma película que protege a pintura contra riscos, batida de pedras, derramamento de combustível etc. Pelo menos é o que os fabricantes prometem.

Escolhemos uma dessas películas para fazer um teste contra riscos. A marca selecionada foi a Oracal, uma das mais vendidas (e baratas) do mercado. Para o teste, levamos um automóvel prata a uma oficina da rede Preto Fosco, em São Paulo, que é revendedora do produto. Contamos ainda com a ajuda do especialista João Contreras, gerente da oficina de funilaria e pintura Contrecar, na ativa há mais de 20 anos.

Primeiro foi realizada a instalação da película (que quando bem feita fica imperceptível) e depois selecionamos quatro objetos: um tira-grampos (desses de escritório), uma chave de fenda, uma tesoura (que simula o efeito de um prego) e uma lixa 40 (das mais abrasivas, que imita as consequências de raspar a lataria em uma parede texturizada).

Aplicando uma força de média intensidade, Contreras fez um risco com cada objeto. Depois retiramos a película e vimos que as avarias feitas com o tira-grampos e a chave de fenda nem sequer atingiram a pintura. No caso da tesoura e da lixa, a pintura ficou riscada, mas de maneira mais leve. “Com um polimento, é possível tirar de 80% a 90% desses riscos”, explica Contreras. Na hora do reparo, o custo também cai bastante: de 500 reais (caso tenha de repintar) para entre 200 e 280 reais (troca da película da parte atingida).

O custo para proteger um carro fica de 1500 a 2 500 reais, dependendo do tamanho do veículo e da complexidade da aplicação. Há outros similares no mercado, que oferecem proteção 30% a 40% maior, segundo os especialistas, mas que custam entre três e quatro vezes mais que o da Oracal.

Continua após a publicidade

CUMPRE O QUE PROMETE? SIM!

A película da oracal protege contra riscos, evitando ou minimizando danos à pintura
do veículo.Também torna o reparo mais barato, quando necessário.

ONDE ENCONTRAR?

pretofosco.com.br (11) 2594-4222

PEDE QUE A GENTE TESTA

Você gostaria que testássemos algum produto ou equipamento?

Então escreva para 4rodas.abril@abril.com.br

Continua após a publicidade

Publicidade