Emborrachamento líquido
Tuning a jato: ele personaliza as rodas sem prejudicar a originalidade do carro
Tinta reversível, emborrachamento líquido, tinta emborrachada. Não importa o nome: esse produto começou a virar moda no Brasil entre os adeptos do tuning. Ele permite mudar a cor de qualquer parte da carroceria ou das rodas com rapidez e a baixo custo. É só usar o spray numa superfície, que ela fica coberta por uma película emborrachada colorida. A diferença em relação à pintura tradicional é que, além de mais barata, essa tinta sai com facilidade – basta raspar com uma espátula de plástico. Para nosso teste, escolhemos três marcas, todas com 500 ml: Plast Dip, Power Revest e AutoShine. A avaliação foi feita com três rodas de Porsche aro 22, analisando sempre a qualidade de acabamento e o tempo de secagem. Uma lata foi suficiente para cada roda, mas para um aro 17, medida mais comum em carros nacionais, o rendimento é de até duas rodas por spray. “Antes de usar, recomendo fazer uma boa limpeza da peça para que não surjam bolhas por causa da gordura ou sujeira. É bom lembrar que no caso de rodas, a tinta pode se soltar ou lascar com pedriscos ou pequenos raspões em guias”, diz o especialista Willy Leandrini.
O ESPECIALISTA
Willy Leandrini, 36 anos, empresário, é sócio da Leandrini, empresa que atua há mais de 30 anos no segmento de som, acessórios para carros e personalização automotiva.
O USUÁRIO
Luis Mengatti, 34 anos, analista de TI, mecânico curioso, como ele mesmo se define, personalizou seu Civic VTi 1997 do teto às rodas por conta própria.
AutoShine | ESPECIALISTA | USUÁRIO(A) |
A escolha do ESPECIALISTA
R$ 55 |
NOTA: 10 | NOTA: 10 |
autoshine.com.br | “Dos três, foi o que deixou com um acabamento melhor mais fino e liso. Parece até tinta convencional. Também traz um cuidado extra com a lata do spray, que é guardada numa caixa com instruções detalhadas.” Prós: embalagem muito caprichada Contras: nenhum | “É o único que vem dentro de uma caixa bem protegida. Com uma lata, dá para pintar duas rodas de aro 17, se não exagerar nas demãos de tinta. Aderiu com facilidade às rodas e a película resistiu bem à lavagem.” |
Plast Dip | ESPECIALISTA | USUÁRIO(A) |
R$ 40 | NOTA: 8,0 | NOTA: 9,0 |
dipbrasil.com.br | “Deu um acabamento mais espesso, porém de boa qualidade. Merecia uma melhor apresentação, pois na gôndola da loja, pode passar despercebido, como se fosse um spray de tinta comum.” Prós: boas instruções e ilustrações de uso Contras: apresentação das qualidades do produto | “Sua aplicação é simples e tem bico que pulveriza melhor o jato, porém tem cheiro de solvente mais forte. A aderência da tinta é boa e o rendimento é igual ao do AutoShine: uma lata para duas rodas de 17 polegadas.” |
Power Revest | ESPECIALISTA | USUÁRIO(A) |
R$ 45 | NOTA: 6,0 | NOTA: 6,0 |
revestdip.com | “Traz acabamento bom, mas inferior ao demais. A embalagem é mal-acabada e as instruções impressas são difíceis de ler. O rendimento e o tempo de secagem (24 horas) são iguais aos dos outros produtos.” Prós: bom acabamento depois da aplicação Contras: instruções de difícil leitura | “Embalagem difícil de ler, mal impressa. Notei que, mesmo após chacoalhar a lata por mais de 2 minutos, o bico não pulverizava direito, deixando cair gotas na roda. Tem rendimento igual, mas o forte cheiro de solvente incomoda.” |