Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Elétrico é chato? Esse Hyundai simula marchas e anda como carro de rali

Hyundai Ioniq 5 N traz inovações para que esportivos elétricos finalmente empolguem o público

Por Eduardo Passos
7 nov 2023, 06h00

Executivos como a CEO da Mini, Stephanie Wurst, já admitem preocupação com esportivos elétricos, que não estão cativando entusiastas como se imaginava. Se o Hyundai Ioniq 5 N não cumprir a missão, será difícil que outro modelo à venda consiga: o SUV não tem apenas 650 cv e 78 kgfm, ele também imita com precisão um carro de rali.

Em seu modo mais ágil, o elétrico utiliza os motores em cada eixo para prover tração integral e mais agilidade. Mas se destaca a simulação de diferentes aspectos dos carros a gasolina, como o falso câmbio de dupla embreagem com oito marchas. Nele, cabe ao condutor utilizar as borboletas do volante para explorar a curva artificial de torque e potência do carro, com direito aos trancos do acoplamento.

Hyundai Ioniq 5 N
(Divulgação/Hyundai)

A função de drift é ainda mais criativa, e serve para replicar a técnica de rali onde, na entrada da curva, pisa-se na embreagem enquanto o pé direito é cravado no acelerador. O giro sobe, a embreagem é liberada e o carro sai de traseira, permitindo ao piloto apontá-lo melhor na saída.

Compartilhe essa matéria via:

Tudo isso é possível no Ioniq 5 N, que pode funcionar só com motor (e tração) traseiro. Quando o condutor pressiona as duas borboletas, o motor traseiro também para e volta com tudo logo em seguida, causando o mesmo comportamento. Controles de estabilidade e tração, inclusive, foram ajustados para imitar precisamente a dinâmica dos carros do mundial de rali.

Continua após a publicidade
Hyundai Ioniq 5 N
(Divulgação/Hyundai)

Como o barulho do motor é referência para os mais avançados, há duas opções de sons artificiais: o ronco de um 2.0 turbo ou de um avião caça, que saem por dez caixas de som da cabine e variam em tempo real conforme os inputs de pedais e volantes.

Tudo tem seu preço

Aspectos esportivos do Ioniq 5 N incluem profundas alterações. Logicamente, o preço acompanha as melhorias: o elétrico deve custar o equivalente a R$ 350.000 no exterior.

Ioniq 5
(Divulgação/Quatro Rodas)

AÇÃO E REAÇÃO
Pedais e volante são acoplados a motores elétricos controlados por software e capazes de alterar a resposta física conforme o modo selecionado – sempre com a opção de imitar carros a gasolina.

Continua após a publicidade
Ioniq 5
(Divulgação/Quatro Rodas)

ANDA E PARA
A frenagem regenerativa, sozinha, provê desaceleração de 0,6 G. Ainda há discos ventilados de 40 cm e 36 cm, feitos de material compósito. São os freios mais fortes
já instalados em um Hyundai.

ioniq 5
(Divulgação/Quatro Rodas)

ATENTO À MISSÃO

O revestimento de Alcantara dos bancos é reciclado; outros tecidos usados na cabine são oriundos de cana-de-açúcar e garrafas PET. E couro legítimo, quando há, é produzido através de processos ambientalmente responsáveis, segundo a fábrica.

Ioniq 5sdf

Continua após a publicidade

CABEÇA FRIA

Há um radiador para cada motor, além de outro dedicado às baterias. Demandas de gerenciamento térmico foram tão altas que o Ioniq 5 N passou por testes de energia e carregamento em condições extremas, como no Ártico.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.