E se engatarmos a ré com o carro andando para a frente?
Assista ao teste: pegamos um carro automático e trocamos o D pelo R para descobrir o que acontece
![](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/07/video_pirelli_corpo.jpg?quality=70&strip=info&w=1020&h=714&crop=1)
![cambio](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/07/video_pirelli_corpo.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Depois de acionarmos o freio de estacionamento eletrônico com o carro andando, levamos um Audi Q3 ao campo de provas da Pirelli para descobrir o que acontece se engatarmos a ré com o carro andando para a frente.
Em carros equipados com transmissão automática, a marcha D é a utilizada para o uso do automóvel em condições normais. Com o câmbio em R, o veículo anda para trás.
Para alternar entre uma marcha e outra, é necessário parar o carro, e fazer a troca de D para R enquanto está parado.
Mas…
E se a marcha R for acionada se o automóvel estiver andando para a frente?
Assista e descubra como foi nosso teste: