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Donos de BYD Song Plus pagam quase R$ 400 mais caro nas revisões de “preço fixo”

Proprietários do SUV híbrido da BYD reclamam que as concessionárias têm cobrado valores maiores nas revisões que tem preço tabelado no site oficial

Por Waldez Carmo Amorim
Atualizado em 8 abr 2025, 20h05 - Publicado em 8 abr 2025, 14h22
Autodefesa BYD
César: “Falaram que a tabela foi atualizada depois” (Laurici Groh/Quatro Rodas)
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Muitos motoristas escolhem seus veículos pensando no custo de manutenção. E, para eles, qualquer aumento no orçamento previsto os deixa contrariados. Principalmente se o chamado preço fixo estiver maior já no primeiro serviço. Pois é disso que se queixam alguns compradores de veículos BYD.

O administrador César Groh, de Porto Alegre (RS), dono de um Song Plus 2025 conta que esperava pagar R$ 860 na primeira revisão, conforme preço que consta no site da fábrica, mas a concessionária lhe apresentou uma nota de R$ 950.

“Primeiro, falaram que a tabela foi atualizada, depois pediram desculpas dizendo que o valor se referia a uma ‘versão Premium’, de revisão”, lembra César, que não satisfeito foi pesquisar o valor em outras concessionárias e chegou à conclusão de que todas cobram o tal preço premium, embora o site informe outro que, pela lógica, deve ser o “normal”.

O BYD Song Plus foi um dos carros mais vendidos pela marca em 2023 na China.
(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Há casos, porém, em que a diferença de preços é maior, como o do psicólogo Pedro Leite Machado, de Vila Velha (ES), dono de um Song Plus. Em novembro de 2024, ele recebeu uma conta de R$ 1.295, enquanto o site indicava R$ 920. “Liguei para a BYD e a loja me retornou depois oferecendo descontar a diferença na próxima revisão. Não aceitei e tive de insistir por mais de um mês para devolverem o valor cobrado a mais ”, diz Pedro.

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Segundo o especialista Paulo Henrique Martins de Sousa, do escritório Martins de Sousa & Maciel Advogados, de Brasília (DF), o consumidor tem o direito de pagar pelo produto ou serviço mais barato, art. 5º da Lei 10.962/2004. E, dependendo do caso, cabe invocar os artigos 66 e seguintes do Código do Consumidor devido às afirmações enganosas e falsas.

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A BYD informou que, no caso do César, o valor estava de acordo com os preços de revisão sugeridos e não houve diferença, conforme documentos enviados pela loja. Com relação ao Pedro, o valor da diferença foi devolvido ao cliente. A BYD afirmou que está revendo seus processos para evitar esse tipo de situação. Mas lembrou que os preços das revisões são sugeridos (Preço Público Sugerido-PPS) e que os valores podem variar de acordo com os impostos de cada região.

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O POVO RECLAMA

“Adquiri um BYD Song Plus DMI há um ano, conferi o preço das manutenções, mas, na primeira revisão, cobraram R$ 1.303, no site o valor é de R$ 950. O consultor informou que cada concessionária pratica um valor. Qual o sentido da tabela no site? Se existe a tabela de preços, ela deve ser praticada, não faz sentido cobrar mais 30% do valor anunciado.”

Relato editado do Reclame Aqui de Salvador (BA), dono de um BYD Song 2023

“Levei meu Song para a revisão de 20.000 km e o valor da revisão ficou em R$ 1.472, destes, R$ 520 se tratava de mão de obra para um veículo com sete meses. Reclamei e o consultor disse que todo mundo está reclamando, mas não podia fazer nada. Só me resta buscar o ressarcimento na Justiça!”

Relato editado do Reclame Aqui de um (outro) proprietário de Salvador (BA), dono de um BYD Song 2023

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