Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Correio Técnico: o controle de tração afeta o desempenho do carro?

Entenda como o sistema de segurança influencia no desempenho do veículo

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 1 jul 2021, 14h38 - Publicado em 7 Maio 2019, 07h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Ford F150 Raptor (2)
    Derrapar é ótimo para fotos, mas péssimo para a segurança (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    O controle de tração tira potência do motor ou influencia na aceleração e retomada do carro– José Carvalho, Fortaleza (CE)

    Ele reduz a potência, mas só quando o carro estiver em local com baixa aderência.

    Essa é uma característica comum a qualquer modelo dotado de controle de tração, independentemente do modelo. Por outro lado, em algumas circunstâncias ele pode até tornar o veículo mais rápido.

    Quando o equipamento detecta uma grande diferença de velocidade das rodas (indício de perda de tração), um sinal é enviado à injeção eletrônica para que a aceleração seja reduzida ou cortada completamente até que o carro volte a ter aderência plena.

    Continua após a publicidade

    Isso se reflete em uma perda de desempenho momentânea, mas que não gera impacto no uso do carro.

    A única situação em que é recomendável desligar o controle de tração é quando o veículo está, por exemplo, em um lamaçal.

    Como a aderência é quase nula, o equipamento não permite que o carro acelere e saia do lugar, exigindo sua desativação temporária. Veículos de competição também não costumam usar controle de tração.

    Continua após a publicidade

    Melhor que qualquer ser humano

    Audi R8
    O controle de largada está presente na maioria dos esportivos modernos (Divulgação/Audi)

    Nos esportivos modernos o controle de tração pode tornar o carro mais rápido.

    O problema desses veículos é que o motor despeja tanta potência nas rodas que a ausência de qualquer monitoramento eletrônico resultará apenas em muita fumaça e uma conta elevada na borracharia mais próxima.

    Continua após a publicidade

    Por isso as fabricantes criaram algoritmos específicos para auxiliar o modelo a arrancar da maneira mais rápida possível, sempre no limite da aderência dos pneus.

    Isso só é possível com o controle de tração, que limita somente a potência que não seria transferida ao asfalto. Esse recurso também possibilita ao motorista arrancar com o motor na rotação ideal.

    Tem outras dúvidas? Envie sua pergunta para correiotecnico@abril.com.br!

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.