Correio Técnico: é possível converter um câmbio automatizado em um manual?
É possível converter um câmbio automatizado, como Easy’R, Easytronic, I-Motion, Dualogic e GSR, em um manual? Será que essa mudança vale a pena?
Maurício Silveira leite, Cotia (SP)
A resposta, a princípio, é sim. Considerando apenas a parte mecânica do sistema, genericamente seria possível a um profissional especializado adaptar as peças de um veículo com câmbio manual em um veículo com câmbio automatizado, instalando o pedal de embreagem e a alavanca manual.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
Porém, além das modificações mecânicas, seria necessário também alterar todas as interfaces eletrônicas do veículo, pois a unidade de controle eletrônica do câmbio (TCU) recebe e manda informações digitais para outras unidades eletrônicas do carro.
E esses outros módulos eletrônicos podem apresentar falhas ou gerar alarmes se não receberem as informações da TCU. Pela complexidade das alterações necessárias no veículo e principalmente pelo elevado custo para adaptação eletrônica, não vale a pena a conversão.
Se você está com dificuldades na manutenção do sistema, recomendamos buscar um especialista. A dica é do especialista em transmissão, Cláudio Castro, da SAE Brasil.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital
BYD Song Pro, GAC GS4, Haval H6 e Kia Niro: qual o melhor SUV híbrido até R$ 200.000?
Como a Lecar perdeu a oportunidade de não virar piada no Salão do Automóvel
Kia K4 hatch e sedã virão ao Brasil em 2026 com 1.6 turbo do Hyundai Creta
Cadeira de rodas elétrica pagará IPVA em 2026? Entenda o caso
Nova geração do Jeep Renegade manterá porte e não terá só versões elétricas







