Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Correio Técnico: é possível converter um câmbio automatizado em um manual?

É possível converter um câmbio automatizado, como Easy’R, Easytronic, I-Motion, Dualogic e GSR, em um manual? Será que essa mudança vale a pena?

Por Leonardo Barboza 25 set 2021, 23h29
Câmbio manual tem seis marchas para o motorista selecionar
Câmbio manual tem seis marchas para o motorista selecionar Fernando Pires/Quatro Rodas
É possível converter câmbio automatizado (Easy’R, Easytronic, I-Motion, Dualogic, GSR) em um manual? Vale a pena?

Maurício Silveira leite, Cotia (SP)

A resposta, a princípio, é sim. Considerando apenas a parte mecânica do sistema, genericamente seria possível a um profissional especializado adaptar as peças de um veículo com câmbio manual em um veículo com câmbio automatizado, instalando o pedal de embreagem e a alavanca manual.

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Porém, além das modificações mecânicas, seria necessário também alterar todas as interfaces eletrônicas do veículo, pois a unidade de controle eletrônica do câmbio (TCU) recebe e manda informações digitais para outras unidades eletrônicas do carro.

Fiat Stilo dualogic
Câmbio automatizado dispensa pedal de embreagem Marco de Bari/Quatro Rodas

E esses outros módulos eletrônicos podem apresentar falhas ou gerar alarmes se não receberem as informações da TCU. Pela complexidade das alterações necessárias no veículo e principalmente pelo elevado custo para adaptação eletrônica, não vale a pena a conversão.

  • Se você está com dificuldades na manutenção do sistema, recomendamos buscar um especialista. A dica é do especialista em transmissão, Cláudio Castro, da SAE Brasil.

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

    Capa 749
    Arte/Quatro Rodas
    Continua após a publicidade
    Publicidade