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Computadores de bordo indicam o consumo do carro com precisão?

O cálculo é complicado, mas o computador faz tudo isso para você e quase sempre as médias são, sim, precisas

Por Leonardo Barbosa
Atualizado em 18 ago 2022, 09h39 - Publicado em 18 ago 2022, 09h25
interior da Fiat Toro Volcano turbo flex
(Fernando Pires/Quatro Rodas)
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Existe precisão nas medições de consumo feitas pelos computadores de bordo dos veículos?

Cesar Luiz Holtman, Mato Grosso do Sul 

Como em qualquer instrumento de medição, pode haver erro, sim. Mas, em condições normais de funcionamento, essa diferença não deve ser substancial. Segundo a Volkswagen do Brasil, o computador de bordo dos carros calcula o consumo médio de acordo com os últimos deslocamentos do veículo.

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Contudo, não vale como regra. Em nossa experiência já percebemos uma grande disparidade entre as médias de computador de bordo e as apresentadas por equipamento de medição medição de consumo (PLU) em determinados modelos ou em carros de determinadas marcas.

A dica é comparar o cálculo do computador de bordo do carro com a média de consumo obtida entre os abastecimentos para ter noção da margem de erro.

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E o consumo pode variar em função de diversos fatores como: diferença de qualidade do combustível entre um abastecimento e outro, e condições de rodagem (inclinação do terreno, altitude, umidade, temperatura, condições de trânsito e comportamento do condutor). Ou seja, a comparação de médias apuradas considerando períodos e situações diferentes pode não ser efetiva.

A medição é feita por meio da contagem dos pulsos dos bicos injetores, da posição do acelerador, da rotação do motor e da pressão no coletor de admissão.

Com esses dados, o computador consegue mensurar quanto combustível está sendo gasto e qual a distância percorrida. Depois, é só fazer as contas e apresentar o número no display.

O dado do consumo médio também ajuda a determinar o alcance restante. É por isso que quando você dirige na estrada, em velocidade mais constante, a autonomia tende a aumentar mesmo com a diminuição da quantidade de combustível no tanque.

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