Como preparar seu carro para não ter problemas em dias frios
A temperatura ficou abaixo dos 15°C? Então você já pode usar algumas estratégias para facilitar o uso do carro

A onda polar derrubou a temperatura em grande parte do Brasil e fez cair neve nas cidades mais frias do País antes mesmo do inverno começar. A baixa temperatura, que pode variar entre 5 °C e 0 °C ou até abaixo disso, impõe exigências adicionais aos mecanismos do veículo.
Para preparar o carro para os dias mais frios, é importante seguir alguns cuidados específicos para evitar problemas de funcionamento.

Sistema de Partida a Frio e Combustível: Veículos com motor flex que possuem tanquinho de partida a frio exigem atenção especial, pois têm mais dificuldade para pegar em dias frios, especialmente abaixo de 15°C. O combustível com alta porcentagem de etanol ou o próprio etanol pode ser mais difícil de inflamar de primeira. A persistência na tentativa de partida pode descarregar a bateria e afetar velas, cabos e bobinas.
Para carros flex com tanquinho que ficam parados por muito tempo, é preferível mantê-lo abastecido com gasolina premium, que tem maior durabilidade e menor concentração de etanol (25%) comparada à comum (27%).
Carros mais novos utilizam aquecimento de combustível nos bicos injetores; é preciso esperar a luz indicadora no painel apagar antes de dar partida. Este sistema de aquecimento é especialmente relevante quando o carro está abastecido com etanol ou uma mistura com menos de 15% de gasolina. Se o carro estiver abastecido com gasolina e tiver dificuldade para ligar, o problema pode ser a qualidade do combustível.
Bateria: O frio exige mais da bateria, especialmente durante a partida. Verifique o estado do componente. Evite usar a central multimídia, sistema de som, luzes internas, faróis e lanternas com o carro desligado. Temperaturas baixas afetam as reações químicas da bateria, diminuindo sua produção de energia, o que é mais notável em baterias no fim da vida útil.
Manter um carregador portátil pode ser útil se o carro ficar parado por muito tempo, funcionando em tomada doméstica e poupando gastos com uma bateria nova. Se o carro não der sinal ao girar a chave, o problema é quase certo ser a bateria, impactada pelo frio.
Fluidos e Borrachas: As borrachas de vedação das portas, líquidos de arrefecimento e óleos em geral ficam mais grossos em baixas temperaturas, reduzindo sua fluidez e propriedades lubrificantes.
A condensação de água nos óleos pode se acumular, decantar e solidificar, causando problemas na primeira partida.

É fundamental usar anticongelantes específicos nos líquidos de arrefecimento e limpadores de para-brisa em regiões com risco de congelamento.
Ar-condicionado: Em veículos com ar-condicionado que inclui aquecedor, recomenda-se uma manutenção a cada seis meses. O filtro do ar-condicionado deve ser substituído se houver muita sujeira, pois ela pode ser espalhada no interior do carro ao ligar o aquecedor. Em regiões com ventos fortes, como agreste ou litorâneas, redobre a atenção devido ao acúmulo de poeira e maresia.

Palhetas do Limpador de Para-brisa: Recomenda-se trocá-las anualmente. No entanto, em cidades com frio intenso, pode valer a pena reduzir esse prazo para metade, pois o tempo frio pode ressecar a borracha e diminuir a eficiência.
Pintura: Em climas frios e secos, é bom manter a pintura encerada, optando por ceras protetoras e limpadoras. Isso é válido tanto para regiões litorâneas quanto para as sulistas com geada. Para remover gelo acumulado na lataria, use água fria sem esfregar para evitar riscos ou remoção da pintura. Lavar a parte de baixo do carro também é um hábito importante.
Pneus: Todos os pneus, incluindo o sobressalente, devem ser checados regularmente. O ar frio é mais denso, o que pode reduzir a pressão dentro dos pneus. Baixa pressão aumenta o consumo de combustível e o desgaste dos pneus. Consulte a pressão recomendada pelo fabricante no manual ou em etiquetas na porta ou tampa do bocal de combustível.
O que fazer quando o carro não pega no frio?

Se o carro não der a partida de primeira, mas o motor tentar ligar, não force para não descarregar a bateria. Verifique se há combustível no tanque.
Problemas na partida no frio, além da bateria, podem indicar baixa pressão da bomba de combustível ou defeito no sistema de ignição, como cabos de vela ressecados, bobina defeituosa ou velas desgastadas. Nesses casos, pode ser necessário chamar um reboque ou aguardar o tempo esquentar para levar o carro para revisão mecânica.
Para desembaçar o vidro do carro, especialmente em dias frios e chuvosos, onde o vapor-d’água dentro do veículo (vindo da respiração, transpiração ou roupas molhadas) encontra o vidro frio e condensa, existem algumas abordagens eficazes. Tentar limpar o vidro com a mão pode engordurá-lo, e usar papel ou flanela não resolve o problema da umidade excessiva dentro do carro.
A melhor solução envolve lidar com a umidade interna.
Utilizando o Ar-Condicionado:
- Ligue o ar-condicionado.
- Coloque-o na temperatura mais fria e na maior velocidade possível.
- Direcione o jato para o para-brisa.
- Como funciona: O ar-condicionado remove naturalmente a umidade do ar, fazendo com que ela condense na serpentina do sistema e tornando o ar que sai mais frio e seco.
Utilizando o Ar Quente (se não tiver ar-condicionado ou estiver muito frio):
- Utilize o sistema de ar quente do carro.
- Direcione o ar quente para os vidros.
- Como funciona: O ar quente fará com que as partículas condensadas no vidro evaporem.
- Limitação: A umidade que evaporou continuará no ambiente dentro do carro e poderá fazer com que os vidros embacem novamente rápido.
Abrindo as Janelas:
- Abrir frestas nas janelas também pode ajudar a retirar a umidade de dentro do carro.
Combinando Estratégias (Altamente Eficiente):
Um jeito muito eficiente de desembaçar o vidro é combinar as estratégias. Aqui está um passo a passo sugerido:
- Ligue o ar quente do carro direcionado ao para-brisa até que o vidro embaçado comece a secar, para que as partículas condensadas evaporem.
- Depois, ligue o ar-condicionado. Assim, o sistema fará a água condensar e levá-la para fora por meio de um dreno.
- Em seguida, ative a recirculação de ar, pois o ar de fora estará mais seco. (Nota: Esta etapa, conforme escrita na fonte, parece indicar o uso de ar externo, mas instrui a ativar a recirculação. Sigo a instrução literal da fonte).
- Combine isso com a abertura de uma fresta nos vidros, o que acabará ajudando a remover o ar úmido de dentro do carro.