Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Como funciona o cruise control em um carro com câmbio manual?

Controle de cruzeiro, o popular "piloto automático", funciona também nos modelos equipados com esse tipo de transmissão

Por Rodrigo Ribeiro
Atualizado em 11 Maio 2021, 13h39 - Publicado em 2 fev 2018, 17h21
S10 2.5 oferecia o recurso
Chevrolet S10 2.5 oferecia o piloto automático combinado com câmbio manual (Divulgação/Chevrolet)

Como funciona o cruise control em um carro com câmbio manual? – José Rubens do Amaral, Valinhos (SP)

Funciona da mesma forma que em um automático. Nos manuais modernos, inclusive, é possível trocar de marcha sem que o controlador de velocidade (popularmente chamado de piloto automático) se desligue – como ao reduzir a marcha para manter a velocidade na subida. Isso desde que você não demore para realizar a troca.

“Caso o pedal de embreagem seja acionado por mais que alguns segundos ou o freio seja acionado, o sistema se desliga”, explica a assessoria de imprensa da GM.

O mesmo vale se você não reduzir em ladeiras e o veículo perder velocidade rapidamente. A injeção eletrônica detecta que o motor não consegue mais entregar a força necessária com aquela determinada marcha e desarma o controlador antes que o carro possa morrer.

Até mesmo cenários improváveis foram pensados na aplicação do controlador em modelos com caixa manual. Se o motorista desengatar o veículo sem acionar a embreagem (algo não recomendado, mas possível em situações onde o motor aplica pouca carga na transmissão), o controlador irá acelerar o motor por alguns décimos de segundo.

Continua após a publicidade

Ao perceber que o veículo não está ganhando velocidade, ele irá desativar o controlador automaticamente, evitando que o motor siga acelerando sozinho.

Desligar o ESP, acionar o freio de estacionamento e até mesmo abrir a porta são outros cenários que fazem com que o controlador de velocidade seja desligado sozinho.

Fora dessas situações, o desarme do controlador de velocidade em um veículo manual ocorre da mesma maneira que em automáticos: basta apertar o botão do sistema (geralmente embutido no volante) ou pisar no freio que o dispositivo é desligado.

No Brasil, alguns manuais oferecem esse recurso – o Onix Activ é um deles.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.