Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Como a Lamborghini planeja eliminar a maior limitação de um carro elétrico

Novas tecnologias: em parceria com o MIT, marca italiana aposta em supercapacitores para vencer limitações das baterias dos elétricos

Por Paulo Campo Grande
Atualizado em 16 Maio 2021, 11h56 - Publicado em 23 jul 2019, 07h00
lamborghini terzo millennio
Lamborghini Terzo Millennio, a base da nova geração do Aventador (Divulgação/Lamborghini)

As baterias dos carros elétricos evoluíram bastante, mas ainda têm limitações (custo, autonomia, vida útil e reciclagem).

Por isso, existe na indústria quem pense em substituí-las por supercapacitores, dispositivos que têm potencial de armazenar energia com vantagens sobre as baterias.

Supercapacitores carregam em segundos (em vez de horas), suportam temperaturas altíssimas (que afetam o desempenho e a vida útil das baterias), cumprem infinitos ciclos de carga e descarga e sua degradação é extremamente lenta (superando a duração das baterias).

Sua única desvantagem está justamente na capacidade de armazenamento. Mas o rendimento depende muito dos materiais de que são fabricados.

Continua após a publicidade

Os especialistas acreditam que isso pode ser resolvido com o uso do grafeno, um dos melhores condutores de eletricidade de que se tem conhecimento.

Existem diversos estudos nesse sentido e um deles está sendo tocado desde 2017 por ninguém menos que a fabricante italiana Lamborghini em parceria com o prestigiado MIT (Massachusetts Institute of Technology).

Conheça os detalhes desse projeto.

  • O Aventador será inspirado no conceito Terzo Millennio, apresentado em 2017.
  • O grafeno é um dos materiais mais duros que se conhece, mais finos (espessura atômica) e também um dos melhores condutores de eletricidade e de calor.
  • Com uma estrutura fina como papel com película de grafeno e nanotubos de carbono, é possível construir um supercapacitor de maior volume por área e maior capacidade de armazenamento.
  • O Lamborghini deverá ser o primeiro superesportivo híbrido com supercapacitores no lugar das baterias.
  • O grafeno é uma das formas cristalinas do carbono, assim como o grafite e o diamante.
  • O novo Aventador ainda não tem data oficial para lançamento, mas poderá ser apresentado em setembro deste ano, no Salão de Frankfurt.
  • A potência combinada deve superar os 800 cv.
  • Uma das arquiteturas prováveis para o futuro Aventador é a combinação do V12 6.5 tracionando as rodas do eixo traseiro com um motor elétrico no eixo dianteiro.
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.