Carros com Auto Hold têm maior desgaste nos freios?
Sistema é capaz de manter a pressão aplicada nos freios no trânsito, dispensando o motorista de manter o pé no freio
Função do freio de estacionamento com acionamento eletrônico, o Auto Hold (ou brake hold) impede o carro de se deslocar acidentalmente quando parado ou no momento de arrancar.
Numa frenagem, assim que o carro para de se mover o sistema mantém a pressão aplicada nos freios pelo pedal. Portanto, não existe aquecimento ou desgaste adicional do freio.
Se os sensores do sistema de freio ABS nas rodas detectarem algum movimento, a força no sistema de freios é aumentada automaticamente até que o carro pare.
Apenas quando o motorista pressionar o acelerador, o Auto Hold vai liberar os freios e o automóvel estará livre para o movimento. Nos carros com câmbio manual, isso ocorre quando a embreagem é solta.
Independente de o recurso estar acionado ou não, o desgaste da embreagem em uma transmissão automatizada é o mesmo – este desgaste só seria maior se, em um aclive, o motorista segurasse o carro no acelerador, com a embreagem acoplada, sem o uso do freio.
É importante salientar que o Auto Hold atua diretamente na linha de freios do pedal, e não no freio de estacionamento. Este último só será acionado se o carro ficar parado por mais de três minutos, ou ao se desligar o carro.