Bateria de carro elétrico descarrega se não for usada por muito tempo?
Assim como carros a combustão, os elétricos precisam sair para dar uma volta de vez em quando para se manter em dia
Dirceu Regis, São Paulo (SP)
O cuidado com as baterias de um carro elétrico não é muito diferente do que deve ser dispensado à bateria de 12V de um carro a combustão. Porém, caso a bateria fique parada por muito tempo, há risco de condenar as células.
“Ao contrário do veículo a combustão, não basta ligar o carro elétrico. É necessário mantê-lo, de vez em quando, na tomada (sendo um puro elétrico ou um híbrido plug-in). E realmente andar, caso seja um híbrido não plug-in, que carrega somente nas frenagens regenerativas”, explica o engenheiro Ricardo Takahira, da SAE Brasil.
A bateria de eletroquímica de lítio retém carga muito mais tempo que as de chumbo ácido (como as de 12V da maioria dos carros), mas uma vez em descarga profunda não se recupera mais.
Bateria de carro elétrico vicia?
Segundo o engenheiro Gustavo Gioria, da SAE Brasil, os veículos elétricos têm um sistema de gerenciamento de bateria que assegura as recargas e descargas nos limites do estado de carga da bateria.
“Os fabricantes já consideram isso no projeto dos carros para minimizar a deterioração da bateria, além de garantir aspectos relativos à segurança”, afirma.
“No entanto, apesar de a recarga completa da bateria prover o máximo de autonomia para o veículo, o uso frequente da carga da bateria na faixa de 80 a 20% favorece sua vida útil, além de possibilitar a regeneração de energia na frenagem por ainda ter disponível uma capacidade livre de armazenamento de energia”, acrescenta.