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Autodefesa: Hilux tem casos quebra de corrente do motor e Toyota culpa o diesel

Proprietários de Hilux e SW4 relatam quebra da corrente de sincronismo do motor diesel 2.8. Toyota culpa a qualidade do combustível usado pelos clientes

Por Waldez Carmo Amorim
Atualizado em 7 jul 2025, 13h14 - Publicado em 7 jul 2025, 12h57
Hilux
Milton: quase R$ 100.000 para consertar o motor fundido  (Carla Maria Mantelli/Quatro Rodas)
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Notícia ruim corre. Diz o dito popular. Mas um problema detectado no motor 2.8 das Toyota Hilux e SW4 fugiu à regra. O mecânico Júnior Alves, de Lorena (SP), diz que foi um dos primeiros a falar do defeito, em seu perfil no Instagram, e, segundo ele, só então outros profissionais e proprietários desses modelos decidiram se manifestar a respeito.

Júnior, da oficina Eco Automotive, alertou para casos de quebra da corrente responsável pelo acionamento das bombas de alta e de óleo e do virabrequim, que ocorreu com o produtor rural Milton Mantelli, de Caiapônia (GO), dono de uma Hilux 2024. “Com menos de 29.000 km, o motor parou e não ligou mais. Disseram ser combustível de má qualidade e pediram quase R$ 100.000 para consertar”, diz.

Em outra oficina, a Águia Auto Mecânica, de Sinop (MT), o especialista Netão afirma que atendeu cerca de dez Hilux com a falha, nos últimos anos. “Desde 2021, os casos aumentaram.” Júnior questiona a justificativa de que o problema é causado pelo combustível de má qualidade. “Nos motores diesel, com combustível contaminado, quebra a bomba e os bicos injetores. Mas, no caso da Toyota, qual o motivo da corrente arrebentar após a bomba travar, sendo que isso não ocorre nos outros veículos?”

Hilux
(Carla Maria Mantelli/Quatro Rodas)

Tanto Júnior quanto Netão alertam para a importância da troca do filtro pressurizado, que ambos comentam não existir um consenso sobre o prazo de troca da peça, mas recomendam que ocorra a cada 20.000 km.

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Nas concessionárias Toyota, a falha é descrita pelo Boletim de Serviço BS 003/21 – Ruptura da corrente da bomba de combustível HILUX / SW4 (a partir do MY’16), desde 01/02/2021 para modelos produzidos antes e após 23 de dezembro de 2020.

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Questionada, a fábrica voltou a responsabilizar o combustível: “Os casos estão relacionados a diesel contaminado e/ou fora da especificação”. No que diz respeito ao filtro pressurizado, a fábrica informa que ele não possui um período de troca específico porque seu funcionamento é monitorado pelo sistema de gerenciamento do motor que indica o momento da troca.

O povo reclama

“Começou com um barulho que foi aumentando e não disseram o motivo. Após ligar para a fábrica, meu carro apareceu consertado após receber um kit da fábrica contendo uma nova corrente. Mas até quando? Não confiamos mais no carro.”
Geraldo Pereira, pecuarista, Taubaté (SP), dono de Hilux 2021

“A SW4 parou de funcionar durante uma ultrapassagem, por pouco não aconteceu um acidente.
Relato adaptado do Reclame Aqui de dono de SW4, 2019, de Salvador (BA)

“Minha Hilux 2020, com 140.000 km, quebrou a corrente, danificou o cabeçote e muitas outras peças. Encontrei muitas com o motor danificado após a bomba de alta travar.
Relato adaptado do Reclame Aqui de dono de Hilux 2020, de Chapecó (SC)

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