Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Autodefesa: problemas de superaquecimento na Amarok

Proprietários reclamam de defeito na válvula EGR do motor, que causa o superaquecimento da VW Amarok

Por Waldez Carmo Amorim
Atualizado em 3 Maio 2021, 15h48 - Publicado em 23 ago 2016, 15h27

Autodefesa - VW Amarok

Os integrantes do Clube da Amarok do Brasil têm duas coisas em comum. A primeira é a paixão pelo picape da Volkswagen. A segunda é o quanto já ouviram falar do defeito da válvula EGR, que provoca o superaquecimento do motor.

Após uma rápida pesquisa no fórum de discussão do clube, é possível encontrar mais de mil relatos sobre o problema, que por pouco não gerou um rombo no orçamento do administrador Paulo Sérgio Diniz Reikdal, de Curitiba (PR) “Numa viagem, a temperatura do motor subiu de repente de 90 para 130° C. Veio um cheiro forte de queimado, acendeu a luz do óleo e o motor travou. Só depois, a luz de advertência da falta de água no radiador acendeu”, conta o proprietário de uma Amarok 2013.

Ao levar a picape para a concessionária, ele ouviu a notícia de que o motor estava condenado e que teria de pagar de R$ 55.000 por um novo. “Quando descobri que a falha da válvula era comum, consegui o reparo em garantia”, afirma Reikdal.

A válvula EGR reaproveita os gases do escape na admissão do motor para reduzir a temperatura da câmara de combustão e, assim, reduzir as emissões de óxido de nitrogênio, um gás poluente. No caso da Amarok, o defeito provoca um vazamento da água do radiador, que só é notado quando é tarde demais.

Consultamos cinco concessionárias Volks em Salvador, São Paulo, Fortaleza e Brasília e todas disseram conhecer o problema, assim como aconteceu com o engenheiro Caio César Carvalho, de São Gonçalo do Sapucaí (MG). “O marcador de temperatura indicava tudo normal, mas a luz de alerta estava acesa. Ao abrir o capô, o radiador estava com o nível baixo. Quando relatei o ocorrido, o atendente da autorizada disse na hora: é o defeito na válvula EGR.”

Consultada, a Volkswagen informa que contatou os proprietários entrevistados e que “todos já haviam sido atendidos em concessionárias, e que seus veículos foram entregues em condições normais de uso”.

Continua após a publicidade

O POVO RECLAMA

“A minha Amarok começou a baixar a água diariamente. A concessionária, disse que era problema no cabeçote, mas depois constatou que era uma falha na válvula EGR.” – Nivaldo Onofre da Silva, empresário, Teotônio Vilela (AL).

“Quando comecei a ver que a picape perdia 1 litro do líquido de arrefecimento toda semana, fui até a autorizada, que trocou a válvula em garantia.” – Rodrigo Giugno, empresário, Bento Gonçalves (RS).

“Meu carro baixava ½ litro de água todos os dias. Descobriram que o problema era na válvula EGR. Como a picape estava fora da garantia, cobraram pela mão de obra.” – Fabiano Abreu, engenheiro civil, Brasília (DF).

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Os automóveis estão mudando.
O tempo todo.

Acompanhe por QUATRO RODAS.

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.