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Autodefesa: falhas nos freios do Ford Edge

Proprietários do Ford Edge reclamam de falha dos freios dos modelos fabricados entre 2010 e 2016, defeito bem conhecido pelas autorizadas

Por Waldez Carmo Amorim
Atualizado em 3 Maio 2021, 16h37 - Publicado em 3 abr 2017, 14h36
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  • O carro de Mattar teve o defeito duas vezes
    O carro de Mattar teve o defeito duas vezes (Alexandre Battibugli/Quatro Rodas)

    Ruído anormal nos freios talvez seja uma das reclamações mais comuns publicadas na seção Autodefesa. Mas são raros os casos de falhas na frenagem, como o que ocorre com donos de Ford Edge de segunda geração, fabricados de 2010 a 2016.

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    E nem é preciso recorrer aos proprietários para descobrir o que está acontecendo. Basta uma rápida consulta com profissionais do setor para entender a situação. Conversamos com funcionários de três autorizadas Ford (São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador), e logo soubemos que a falha é conhecida: quebra da membrana que fica dentro do hidrovácuo.

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    “Já atendemos aqui uns dez casos desse tipo. Essa membrana acaba se rasgando e deixa de criar o vácuo. Assim, o pedal fica muito duro e o carro quase não freia”, explica o mecânico de uma concessionária Ford em São Paulo (SP). “A maior parte dos consertos que fizemos foi em garantia, mas se você fosse pagar, o valor do hidrovácuo [item com o código BA1Z2005A] é de R$ 577 para todas as versões do SUV, além de mais R$ 400 pelas duas horas de mão de obra necessárias para fazer a troca da peça.”

    O administrador de empresas Sérgio Opice Mattar, de São Paulo (SP) sabe bem como funciona porque já passou por isso duas vezes. “Na primeira, com menos de um ano de uso, e a segunda com três anos e meio, logo após vencer a garantia”, conta o dono de um Edge 2012. “Como não havia a peça na concessionária numa das vezes, tive de trazê-la na mala quando eu viajei para os Estados Unidos. E quando escrevi para a Ford reclamando, eles me ignoraram.”

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    Segundo os mecânicos de concessionárias consultados, o defeito ocorre principalmente nos veículos fabricados entre 2010 e 2013, como o Edge do cirurgião dentista Eduardo Neumann, de Porto Alegre (RS), dono de um modelo 2013. “Reclamo desse problema desde a revisão de um ano.”

    Consultada sobre o problema, a Ford do Brasil não comentou o caso até o fechamento desta edição.

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