
Argo: start-stop e multimídia irregular. Sistema que desliga o motor em paradas é controlado por botão (o primeiro, com a luz amarela e a letra A) (Christian Castanho/Quatro Rodas)
O sistema start-stop é responsável por desligar o motor em paradas curtas para economizar combustível.
Em situações específicas, como baixo nível de carga da bateria e fase de aquecimento do motor, por exemplo, a central controladora do start-stop entende que o melhor a fazer é deixar o motor ligado.
Outro parâmetro considerado é a configuração do ar-condicionado. Se ele entende que a seleção do motorista busca a refrigeração de uma cabine com temperatura alta, o motor permanece ligado para que o compressor se mantenha funcionando.
Mas no Fiat Argo não é assim.

Com 26.226 km rodados, Argo se aproxima da metade do teste de Longa Duração (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)
“O painel indicava uma temperatura externa de 32 °C e eu havia regulado o ar-condicionado para a condição de refrigeração máxima da cabine. Mesmo assim, quando parava o carro, o motor desligava”.
“Tudo bem que o botão de inibição do start-stop resolve a questão, mas este é o primeiro carro que dirijo com um sistema sem inteligência suficiente para manter o motor funcionando nessa circunstância sem intervenção do motorista”, diz o repórter Henrique Rodriguez.
A situação é ainda pior se levarmos em conta que, pouco tempo atrás, na revisão dos 20.000 km, no mês anterior, o software do start-stop foi atualizado justamente por conta de relatos de funcionamento irregular.
Henrique e o Argo não se entenderam nem na hora de ouvir música: “Do nada, a central travou com o Waze exibido na tela. Desconectei meu celular da porta USB e, para minha surpresa, o display continuou com o Waze congelado. Nenhum comando na tela ou nos botões físicos funcionava”.
“Desliguei o carro e nada. Abri e fechei a porta e travei o carro, como se tivesse estacionado. Nada. Só depois de um tempo que o rádio descongelou. Iniciou como se estivesse ligando naquele momento e tudo voltou a funcionar”.
O repórter gravou um vídeo do start-stop e da tela:
Fiat Argo – 26.226 km
Consumo
- No mês: 13,2 km/l com 28% de rodagem na cidade
- Desde set/17: 13,1 km/l com 27,5% de rodagem na cidade
- Combustível: flex (gasolina)
Gastos no mês
- Combustível: R$ 1.899
Ficha técnica
- Versão: Drive 1.3 8V
- Motor: 4 cilindros, dianteiro, transversal, 1.332 cm3, 8V, 109/101 cv a 6.000/6.250 rpm, 14,2/13,17 mkgf a 3.500 rpm
- Câmbio: manual, 5 marchas
- Combustível: flex (gasolina)
- Seguro (perfil QUATRO RODAS): R$ 2.727
- Revisões (até 60.000 Km): R$ 3.096
Sou fã do Uno!!! Não consigo entender porque a Fiat vai deixar de fabricar as versões Way e Sporting do Uno por causa do Argo???
Possuo um Argo também 1.3 completo, com todos os acessorios possiveis dentro dessa categoria…carro fantastico no quesito consumo, justamente para abastecido com alcool com incriveis 11,5 km/l no circuito misto…em relação ao start /stop apanhei no começo , as vezes ele funcionava as vezes nao, me policiei em relação a pisar o pedal de embreagem até o fundo…nao é que melhorou bastante no quesito funcionamento…em relação ao ar…é so apertar para desligar o Start/Stop…nao sei se para o reporter é tao dificil…se qr o ar ligado direto…é so desligar o start /stop nao vejo dificuldade nisso…em relação ao radio…kra trabalho na area de TI….e vejo que todo sistema que tem um sistema operacional por tras trava…. o computador nao trava….o celular nao trava…esse radio tambem uma hora vai travar….como todos tivemos que resetar o famoso boot….no radio uma hora isso vai acontecer…dar boot também …e isso ja me aconteceu duas vezes nos 3 meses de uso do veiculo …no geral otimo carro com otimo custo e beneficio…abs
Pelo que essa reportagem fala esse carro virou um carro Frio com todos esses problemas!
fazer somente 13 com gasolina rodando mais de 70% na estrada é um absurdo.
Problema bem chato, você estaciona o carro a tela continua ligada, um mala vai achar que o seu celular ficou no carro e pronto, vidro quebrado!!! pelo relato do colega não foi o primeiro modelo a apresentar essa falha, o produto aparenta ser ruim pelo preço alto cobrado, mas pegar carro no lançamento infelizmente tem isso, mais lamentável será se a garantia não resolver o problema, travar não é normal!!!
Eu rodei alguns kilometros com um Argo Drive 1.0 e acho improcedente a reclamação da revista. O compressor do ar condicionado precisa do movimento do motor para funcionar. Mesmo assim o ventilador segue funcionando e Start stop funcionou muito bem. Bom sera que buscassem coisas para escrever.