• account_circle

    Acesse sua conta

  • Assine
    • trending_up Trending
    • Assine o site
    • Meu Automático
    • Longa Duração
    • Auto-serviço
    • Testes
    • Comparativos
    • Longa Duração
    • Segredos
    • Guia de Compras
    • Mercado
    • Usados
    • Correio Técnico
    • Jeremy Clarkson
    • Top Ten
    • Clássicos
    • Autodefesa
    • Mais vendidos em 2017
    • Auto-serviço
    • Melhor Compra
    • Todos os Carros
    • Expediente
    • Anuncie
    • Abril.com
    • Grupo Abril
    • Abril SAC
    • Clube do Assinante
    • GoRead
    • Fale conosco
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Facebook
    • Instagram
    • Twitter
    • Google Plus
    • RSS
menu
Assine Assine
search
  • trending_up
  • Assine o site
  • Meu Automático
  • Longa Duração
  • Auto-serviço
Mais vistas
Notícias
1É você, nova Ford Ranger? Picape misteriosa surge com visual de F-150
Testes
2Ka, Etios, HB20 e Up!: os compactos de entrada que andam como esportivos
Notícias
3Ford Fiesta dá adeus: em 24 anos, hatch foi espanhol, chorão e gatinho
Testes
4Exclusivo: dirigimos nova Mitsubishi L200 Triton que será nacional em 2020
Testes
5Impressões: Rolls-Royce Cullinan, SUV que exagera no tamanho e no luxo
Volkswagen Golf VariantNotícias
6Lançamento do VW T-Cross sela o fim da perua Golf Variant no Brasil
Testes

Longa Duração: start-stop do Fiat Argo paralisa o ar-condicionado

Além de o start-stop interromper a refrigeração da cabine quando não deveria, o sistema multimídia fica com a tela congelada

Por Péricles Malheiros
access_time 29 mar 2018, 20h53 - Publicado em 27 fev 2018, 19h11
chat_bubble_outline more_horiz
Argo: start-stop e multimídia irregular. Sistema que desliga o motor em paradas é controlado por botão (o primeiro, com a luz amarela e a letra A)

Argo: start-stop e multimídia irregular. Sistema que desliga o motor em paradas é controlado por botão (o primeiro, com a luz amarela e a letra A) (Christian Castanho/Quatro Rodas)

O sistema start-stop é responsável por desligar o motor em paradas curtas para economizar combustível.

Em situações específicas, como baixo nível de carga da bateria e fase de aquecimento do motor, por exemplo, a central controladora do start-stop entende que o melhor a fazer é deixar o motor ligado.

Outro parâmetro considerado é a configuração do ar-condicionado. Se ele entende que a seleção do motorista busca a refrigeração de uma cabine com temperatura alta, o motor permanece ligado para que o compressor se mantenha funcionando.

Mas no Fiat Argo não é assim.

Argo, na barra da Tijuca (RJ) Com 26.226 km rodados, Argo se aproxima da metade do teste de Longa Duração

Com 26.226 km rodados, Argo se aproxima da metade do teste de Longa Duração (Henrique Rodriguez/Quatro Rodas)

“O painel indicava uma temperatura externa de 32 °C e eu havia regulado o ar-condicionado para a condição de refrigeração máxima da cabine. Mesmo assim, quando parava o carro, o motor desligava”.

“Tudo bem que o botão de inibição do start-stop resolve a questão, mas este é o primeiro carro que dirijo com um sistema sem inteligência suficiente para manter o motor funcionando nessa circunstância sem intervenção do motorista”, diz o repórter Henrique Rodriguez.

A situação é ainda pior se levarmos em conta que, pouco tempo atrás, na revisão dos 20.000 km, no mês anterior, o software do start-stop foi atualizado justamente por conta de relatos de funcionamento irregular.

Veja também
  • TestesLonga Duração: sistema start-stop do Argo fica mais lentoquery_builder 3 jan 2018 - 16h01
  • Rodízio e filtro: cobraram, mas não entregaram
    TestesLonga duração: Rede Fiat decepciona na revisão do Argoquery_builder 24 jan 2018 - 16h01
  • Argo, na barra da Tijuca (RJ)
    TestesLonga duração: Fiat Argo, 18 km/l com ar-condicionado ligadoquery_builder 24 nov 2017 - 18h11

Henrique e o Argo não se entenderam nem na hora de ouvir música: “Do nada, a central travou com o Waze exibido na tela. Desconectei meu celular da porta USB e, para minha surpresa, o display continuou com o Waze congelado. Nenhum comando na tela ou nos botões físicos funcionava”.

“Desliguei o carro e nada. Abri e fechei a porta e travei o carro, como se tivesse estacionado. Nada. Só depois de um tempo que o rádio descongelou. Iniciou como se estivesse ligando naquele momento e tudo voltou a funcionar”.

O repórter gravou um vídeo do start-stop e da tela:

Fiat Argo –  26.226 km

Consumo

  • No mês: 13,2 km/l com 28% de rodagem na cidade
  • Desde set/17: 13,1 km/l com 27,5% de rodagem na cidade
  • Combustível: flex (gasolina)

Gastos no mês

  • Combustível: R$ 1.899

Ficha técnica

  • Versão: Drive 1.3 8V
  • Motor: 4 cilindros, dianteiro, transversal, 1.332 cm3, 8V, 109/101 cv a 6.000/6.250 rpm, 14,2/13,17 mkgf a 3.500 rpm
  • Câmbio: manual, 5 marchas
  • Combustível: flex (gasolina)
  • Seguro (perfil QUATRO RODAS): R$ 2.727
  • Revisões (até 60.000 Km): R$ 3.096
Tudo sobre central multimídiahatches compactos premiumLonga DuraçãoLonga Duração - Fiat Argo
Comentários
Deixe um comentárioCancelar resposta

Verificando usuário logado ...

Para comentar você precisará entrar com seu usuário e senha do Abril ID ou fazer login através do Facebook ou sua conta Google

Para contas do Abril Accounts anteriores a Dezembro de 2018, será necessário efetuar o recadastro no Abril ID

Entre     Registre-se

Editar perfil Sair
Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Gravatar
Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. ( Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. ( Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. ( Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. ( Sair /  Alterar )

Cancelar

Conectando a %s

  1. Aline de Oliveira 27 fev 2018 - 22h21

    Sou fã do Uno!!! Não consigo entender porque a Fiat vai deixar de fabricar as versões Way e Sporting do Uno por causa do Argo???

  2. Maia 28 fev 2018 - 11h57

    Possuo um Argo também 1.3 completo, com todos os acessorios possiveis dentro dessa categoria…carro fantastico no quesito consumo, justamente para abastecido com alcool com incriveis 11,5 km/l no circuito misto…em relação ao start /stop apanhei no começo , as vezes ele funcionava as vezes nao, me policiei em relação a pisar o pedal de embreagem até o fundo…nao é que melhorou bastante no quesito funcionamento…em relação ao ar…é so apertar para desligar o Start/Stop…nao sei se para o reporter é tao dificil…se qr o ar ligado direto…é so desligar o start /stop nao vejo dificuldade nisso…em relação ao radio…kra trabalho na area de TI….e vejo que todo sistema que tem um sistema operacional por tras trava…. o computador nao trava….o celular nao trava…esse radio tambem uma hora vai travar….como todos tivemos que resetar o famoso boot….no radio uma hora isso vai acontecer…dar boot também …e isso ja me aconteceu duas vezes nos 3 meses de uso do veiculo …no geral otimo carro com otimo custo e beneficio…abs

  3. Marcus Vinicius 28 fev 2018 - 12h57

    Pelo que essa reportagem fala esse carro virou um carro Frio com todos esses problemas!

  4. SAN M 28 fev 2018 - 22h12

    fazer somente 13 com gasolina rodando mais de 70% na estrada é um absurdo.

  5. Falando Pelo Carro 01 mar 2018 - 13h54

    Problema bem chato, você estaciona o carro a tela continua ligada, um mala vai achar que o seu celular ficou no carro e pronto, vidro quebrado!!! pelo relato do colega não foi o primeiro modelo a apresentar essa falha, o produto aparenta ser ruim pelo preço alto cobrado, mas pegar carro no lançamento infelizmente tem isso, mais lamentável será se a garantia não resolver o problema, travar não é normal!!!

  6. William Correia Ribeiro 19 jul 2018 - 20h07

    Eu rodei alguns kilometros com um Argo Drive 1.0 e acho improcedente a reclamação da revista. O compressor do ar condicionado precisa do movimento do motor para funcionar. Mesmo assim o ventilador segue funcionando e Start stop funcionou muito bem. Bom sera que buscassem coisas para escrever.

Últimas
  • Rolls-Royce Cullinan, Wyoming USAPhoto: James Lipman / jameslipman.com
    TestesImpressões: Rolls-Royce Cullinan, SUV que exagera no tamanho e no luxoquery_builder 22 fev 2019, 09h00
  • Comparativos hatches compactos
    TestesKa, Etios, HB20 e Up!: os compactos de entrada que andam como esportivosquery_builder 21 fev 2019, 11h58
  • Mitsubishi L200 GLS Premium 4
    TestesExclusivo: dirigimos nova Mitsubishi L200 Triton que será nacional em 2020query_builder 20 fev 2019, 11h22
  • Lexus NX 300H
    TestesTeste: Lexus NX 300h usa visual estiloso e motor híbrido para não defasarquery_builder 18 fev 2019, 11h58
  • Ram 1500 Rebel V8 Hemi 2
    TestesImpressões: RAM 1500, a picape grande que qualquer um poderá dirigirquery_builder 15 fev 2019, 16h01
Leia grátis por 30 dias no GoRead Leia também no
Nas Bancas Edição 718 Fevereiro
Acesse o índice
Assine
Leia grátis por 30 dias no GoRead Leia também no
  • Notícias QUATRO RODAS de Janeiro: os elétricos que vão invadir o Brasil em 2019
Mais vistas
Notícias
1Exclusivo: Volkswagen T-Cross terá pré-venda relâmpago de apenas um dia
Testes
2Ka, Etios, HB20 e Up!: os compactos de entrada que andam como esportivos
Notícias
3É você, nova Ford Ranger? Picape misteriosa surge com visual de F-150
Notícias
4Ford Fiesta sai de linha este ano; fábrica no ABC será fechada
Testes
5Exclusivo: dirigimos nova Mitsubishi L200 Triton que será nacional em 2020
Testes
6Impressões: RAM 1500, a picape grande que qualquer um poderá dirigir
Longa Duração - Ford KaNotícias
7Tem um Ford Ka 2015 a 2018? Deixe seu computador de bordo mais completo
Auto-serviço
8Teste de produto: é possível deixar pintura do carro brilhando por um ano?
Notícias
9Quiz QUATRO RODAS: você consegue diferenciar esses carros quase iguais?
Notícias
10VW T-Cross terá quatro versões e custará entre R$ 84.990 e R$ 109.990
Newsletter Conteúdo exclusivo para você
Aceito receber ocasionalmente ofertas especiais e de outros produtos e serviços do Grupo Abril.
Política de Privacidade
AssineAbril.com
Quatro Rodas
Quatro Rodas
Assine com 64% de Desconto Por 12x R$ 21,35
Assine
Superinteressante
Superinteressante
Assine com 64% de Desconto Por 12x R$ 22,50
Assine
Exame
Exame
Assine com 60% de Desconto Por 12x R$ 56,90
Assine
Você S/A
Você S/A
Assine com 50% de Desconto Por 8x R$ 26,75
Assine
Dossiê Super
Dossiê Super
Assine com 67% de Desconto Por 12x R$ 17,77
Assine
Veja
Veja
Assine com 68% de Desconto Por 12x R$ 49,90
Assine
  • Abril.com
  • AbrilSAC
  • Clube do Assinante
  • Grupo Abril
  • Leia também no GoRead Clube
  • Capricho
  • CASACOR
  • Claudia
  • EXAME.com
  • MdeMulher
  • Placar
  • Saúde
  • Superinteressante
  • VEJA.com
  • VEJA São Paulo
  • Viagem e Turismo
  • VIP
  • Como desativar o AdBlock
  • Newsletter
  • SIGA
  • Facebook
  • Instagram
  • Twitter
  • Google Plus
  • RSS
Copyright © Abril Mídia S A. Todos os direitos reservados.
Política de Privacidade
Powered by WordPress.com VIP
Cancelar