Clique e assine por apenas 6,90/mês

Longa Duração: start-stop do Fiat Argo paralisa o ar-condicionado

Além de o start-stop interromper a refrigeração da cabine quando não deveria, o sistema multimídia fica com a tela congelada

Por Péricles Malheiros - Atualizado em 29 mar 2018, 20h53 - Publicado em 27 fev 2018, 19h11
Argo: start-stop e multimídia irregular. Sistema que desliga o motor em paradas é controlado por botão (o primeiro, com a luz amarela e a letra A) Christian Castanho/Quatro Rodas

O sistema start-stop é responsável por desligar o motor em paradas curtas para economizar combustível.

Em situações específicas, como baixo nível de carga da bateria e fase de aquecimento do motor, por exemplo, a central controladora do start-stop entende que o melhor a fazer é deixar o motor ligado.

Outro parâmetro considerado é a configuração do ar-condicionado. Se ele entende que a seleção do motorista busca a refrigeração de uma cabine com temperatura alta, o motor permanece ligado para que o compressor se mantenha funcionando.

Mas no Fiat Argo não é assim.

Continua após a publicidade
Argo, na barra da Tijuca (RJ)
Com 26.226 km rodados, Argo se aproxima da metade do teste de Longa Duração Henrique Rodriguez/Quatro Rodas

“O painel indicava uma temperatura externa de 32 °C e eu havia regulado o ar-condicionado para a condição de refrigeração máxima da cabine. Mesmo assim, quando parava o carro, o motor desligava”.

“Tudo bem que o botão de inibição do start-stop resolve a questão, mas este é o primeiro carro que dirijo com um sistema sem inteligência suficiente para manter o motor funcionando nessa circunstância sem intervenção do motorista”, diz o repórter Henrique Rodriguez.

A situação é ainda pior se levarmos em conta que, pouco tempo atrás, na revisão dos 20.000 km, no mês anterior, o software do start-stop foi atualizado justamente por conta de relatos de funcionamento irregular.

Henrique e o Argo não se entenderam nem na hora de ouvir música: “Do nada, a central travou com o Waze exibido na tela. Desconectei meu celular da porta USB e, para minha surpresa, o display continuou com o Waze congelado. Nenhum comando na tela ou nos botões físicos funcionava”.

Continua após a publicidade

“Desliguei o carro e nada. Abri e fechei a porta e travei o carro, como se tivesse estacionado. Nada. Só depois de um tempo que o rádio descongelou. Iniciou como se estivesse ligando naquele momento e tudo voltou a funcionar”.

O repórter gravou um vídeo do start-stop e da tela:

Fiat Argo –  26.226 km

Consumo

  • No mês: 13,2 km/l com 28% de rodagem na cidade
  • Desde set/17: 13,1 km/l com 27,5% de rodagem na cidade
  • Combustível: flex (gasolina)

Gastos no mês

  • Combustível: R$ 1.899

Ficha técnica

  • Versão: Drive 1.3 8V
  • Motor: 4 cilindros, dianteiro, transversal, 1.332 cm3, 8V, 109/101 cv a 6.000/6.250 rpm, 14,2/13,17 mkgf a 3.500 rpm
  • Câmbio: manual, 5 marchas
  • Combustível: flex (gasolina)
  • Seguro (perfil QUATRO RODAS): R$ 2.727
  • Revisões (até 60.000 Km): R$ 3.096
Publicidade