Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Quando é preciso alinhar o radar do piloto automático adaptativo?

O piloto automático adaptativo não necessita manutenção preventiva, mas o condutor deve se atentar em algumas situações

Por Da Redação Atualizado em 11 Maio 2021, 18h19 - Publicado em 26 jan 2021, 08h00
Radar ACC
Divulgação/Volkswagen

Ouvi dizer que é necessário realizar o alinhamento do ACC. Com qual quilometragem e quando devo fazer isso em meu veículo? – Priscylla Palazolo, São Paulo (SP)

Do ponto de vista de manutenção preventiva, não existe necessidade do alinhamento, conhecido também como calibração ou realinhamento do ACC. 

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90

De acordo com Michel Braghetto, gerente da divisão Chassis System Control da Bosch, o sensor radar, utilizado para possibilitar a função ACC, é capaz de compensar possíveis flutuações de posicionamento causadas pelo uso normal do veículo.

Continua após a publicidade

alinhamento de ACC - Correio técnico 740
Deve-se ficar atento a trocas e reparos que alteram a posição dos sensores Reprodução/Internet

Os procedimentos de calibração são indicados apenas em casos de intervenções como a troca ou reparos específicos no para-choque, suportes ou até mesmo no próprio sensor radar. 

Nesses casos, o sistema de monitoramento da função será capaz de detectar um desalinhamento maior do que o limite compensável pela próprio sensor radar, indicando ao condutor que o alinhamento precisa ser realizado em uma oficina especializada.

Em veículos que utilizem a câmera frontal como segundo sensor para possibilitar a função do ACC, a troca do para-brisa também demandará um procedimento de alinhamento da câmera.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Capa Quatro Rodas 740
arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Publicidade