Quando é preciso alinhar o radar do piloto automático adaptativo?
O piloto automático adaptativo não necessita manutenção preventiva, mas o condutor deve se atentar em algumas situações
Ouvi dizer que é necessário realizar o alinhamento do ACC. Com qual quilometragem e quando devo fazer isso em meu veículo? – Priscylla Palazolo, São Paulo (SP)
Do ponto de vista de manutenção preventiva, não existe necessidade do alinhamento, conhecido também como calibração ou realinhamento do ACC.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90
De acordo com Michel Braghetto, gerente da divisão Chassis System Control da Bosch, o sensor radar, utilizado para possibilitar a função ACC, é capaz de compensar possíveis flutuações de posicionamento causadas pelo uso normal do veículo.
Os procedimentos de calibração são indicados apenas em casos de intervenções como a troca ou reparos específicos no para-choque, suportes ou até mesmo no próprio sensor radar.
Nesses casos, o sistema de monitoramento da função será capaz de detectar um desalinhamento maior do que o limite compensável pela próprio sensor radar, indicando ao condutor que o alinhamento precisa ser realizado em uma oficina especializada.
Em veículos que utilizem a câmera frontal como segundo sensor para possibilitar a função do ACC, a troca do para-brisa também demandará um procedimento de alinhamento da câmera.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.