Airbag externo promete tornar colisões laterais 40% menos “letais”
Novas tecnologias: depois de ocupar todos os cantos dentro do veículo, airbag agora vai na parte de fora para reduzir os impactos laterais
Os veículos autônomos prometem acabar com os acidentes de trânsito quando todos os carros, motos, bicicletas, pedestres e ruas estiverem conectados.
Como esse dia de conexão total ainda vai demorar e, antes, haverá uma fase em que os autônomos circularão lado a lado com modelos guiados por humanos, as fábricas tratam de desenvolver novos dispositivos de segurança adaptados a esse cenário.
A fornecedora alemã ZF propõe um airbag externo, para proteção contra colisões laterais.
Assim como um airbag interno, o externo é uma bolsa que infla com gases resultantes de uma reação química, detonada por um gatilho pirotécnico em caso de acidente.
Seu acionamento é decidido por uma central inteligente com base em informações de sensores. O airbag externo funciona como um para-choque lateral inflável.
Ele absorve a colisão, dispersando a energia do impacto por meio de sua estrutura e que ainda protege o veículo que causou o acidente. De acordo com a ZF, ele reduz em até 40% a gravidade dos choques.
Confira na ilustração abaixo os detalhes do dispositivo:
Chevrolet Sonic 2026: tudo o que sabemos sobre o SUV do Onix
Exame toxicológico passa a ser obrigatório para todas as categorias de CNH
Jeep Compass, Commander, Renegade e Fiat Toro serão híbridos em 2026
GWM atualiza Tank 300 2025 com 421 cv e recarga mais rápida que no Brasil
CNH: autoescolas vão ao STF e Congresso para barrar fim das aulas obrigatórias







