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Airbag externo promete tornar colisões laterais 40% menos “letais”

Novas tecnologias: depois de ocupar todos os cantos dentro do veículo, airbag agora vai na parte de fora para reduzir os impactos laterais

Por Paulo Campo Grande - 3 set 2019, 07h00
Jonatan Sarmento/Arte/Quatro Rodas

Os veículos autônomos prometem acabar com os acidentes de trânsito quando todos os carros, motos, bicicletas, pedestres e ruas estiverem conectados.

Como esse dia de conexão total ainda vai demorar e, antes, haverá uma fase em que os autônomos circularão lado a lado com modelos guiados por humanos, as fábricas tratam de desenvolver novos dispositivos de segurança adaptados a esse cenário.

A fornecedora alemã ZF propõe um airbag externo, para proteção contra colisões laterais.

Assim como um airbag interno, o externo é uma bolsa que infla com gases resultantes de uma reação química, detonada por um gatilho pirotécnico em caso de acidente.

Seu acionamento é decidido por uma central inteligente com base em informações de sensores. O airbag externo funciona como um para-choque lateral inflável.

Ele absorve a colisão, dispersando a energia do impacto por meio de sua estrutura e que ainda protege o veículo que causou o acidente. De acordo com a ZF, ele reduz em até 40% a gravidade dos choques.

Confira na ilustração abaixo os detalhes do dispositivo:

Jonatan Sarmento/Arte/Quatro Rodas

 

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