Airbag externo promete tornar colisões laterais 40% menos “letais”

Novas tecnologias: depois de ocupar todos os cantos dentro do veículo, airbag agora vai na parte de fora para reduzir os impactos laterais

 (Jonatan Sarmento/Arte/Quatro Rodas)

Os veículos autônomos prometem acabar com os acidentes de trânsito quando todos os carros, motos, bicicletas, pedestres e ruas estiverem conectados.

Como esse dia de conexão total ainda vai demorar e, antes, haverá uma fase em que os autônomos circularão lado a lado com modelos guiados por humanos, as fábricas tratam de desenvolver novos dispositivos de segurança adaptados a esse cenário.

A fornecedora alemã ZF propõe um airbag externo, para proteção contra colisões laterais.

Assim como um airbag interno, o externo é uma bolsa que infla com gases resultantes de uma reação química, detonada por um gatilho pirotécnico em caso de acidente.

Seu acionamento é decidido por uma central inteligente com base em informações de sensores. O airbag externo funciona como um para-choque lateral inflável.

Ele absorve a colisão, dispersando a energia do impacto por meio de sua estrutura e que ainda protege o veículo que causou o acidente. De acordo com a ZF, ele reduz em até 40% a gravidade dos choques.

Confira na ilustração abaixo os detalhes do dispositivo:

 (Jonatan Sarmento/Arte/Quatro Rodas)

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s