Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Adeus embreagem

As opções mais baratas de automáticos abaixo dos 50 mil reais

Por André Paixão Atualizado em 9 nov 2016, 12h57 - Publicado em 26 dez 2013, 14h00
servicos

Há cinco anos, era quase impossível encontrar um carro automático no segmento mais barato do mercado. Salvo raras exceções, ninguém oferecia compactos que não fossem com câmbio manual. Hoje a situação mudou e a maioria das marcas disponibiliza ao menos uma versão com tal configuração por menos de 50 000 reais. A lista é farta, e trazemos aqui algumas dicas para você acertar na hora de escolher.

A opção mais em conta é o Gol 1.6 I-Motion. Por 35 870 reais é possível levar o carro com câmbio automatizado, porém sem ar-condicionado, vidros e travas elétricos e direção hidráulica. Com os opcionais, o valor salta para 40 648 reais, na versão duas portas. Ainda na faixa dos 40 000 reais encontramos na VW o Voyage I-Motion e o Fox I-Motion, por 40 840 e 40 310 reais, respectivamente. Mas cuidado com a economia.”A versão mais básica existe à venda, mas pouca gente deixa de colocar os equipamentos. Quem levar o modelo mais simples pelado acaba ficando com um mico na mão”, explica a vendedora de uma concessionária de São Paulo.

Na Fiat, a oferta de modelos automatizados começa com o Novo Palio, por 41 385 reais. Segundo a marca, hoje 8% desses clientes optam pelo Dualogic Plus (evolução da problemático Dualogic), mas em outros Fiat a procura é maior, chegando a metade das vendas, caso do compacto premium 500, cuja versão Cult Dualogic sai por 46 150 reais.

A Chevrolet é a única que oferece duas opções de câmbio sem o pedal de embreagem em seus modelos de entrada. No Agile, há o automatizado Easytronic, por 45 990 reais, enquanto Onix e Prisma contam com a segunda geração da caixa automática GF6, de seis marchas, presente também em Cruze e Tracker. Vale lembrar que o primeiro sistema de câmbio não oferece a suavidade de funcionamento do segundo, mas tem a vantagem de ser mais barato.

Ford, Renault, Kia, Hyundai e Honda também têm seu automático. A Ford aposta na ótima e rápida caixa automatizada de dupla embreagem e seis marchas para o New Fiesta, por 49 990 reais. As coreanas, assim como a Renault, adotam um câmbio automático convencional, com apenas quatro marchas, com destaque para o Picanto, que tem 56% das unidades vendidas na versão automática.

>> Confira a tabela

Continua após a publicidade
Publicidade