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Zeekr 001 FR revela os desafios técnicos de um carro elétrico com 1.265 cv

O Zeekr 001 FR tem 1.265 cv e acerto dinâmico assinado por piloto da F1. É extremamente rápido, mas só enquanto o calor e a carga permitirem

Por Henrique Rodriguez, de Zhejiang (China)
9 out 2024, 13h00
zeekr 001 fr
Adesivos e adereços identificam a versão cuja produção mensal é limitada a apenas 99 unidades (Divulgação/Quatro Rodas)
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Não existe mais Super Trunfo de carros. Sim, aquele jogo de cartas que divertiu muitas gerações e que me fez saber de cor as especificações de muitos carros. Se a fabricante do jogo, a Grow, resolver lançar uma versão com carros elétricos, o Zeekr 001 FR seria, no mínimo, uma das cartas mais fortes do baralho. Este carro nos provou como é insano um elétrico com 1.265 cv.

A Zeekr estreia no Brasil neste mês justamente com o 001, um shooting brake de luxo, mas em uma versão mais mansa, com dois motores e 554 cv custando algo ao redor dos R$ 450.000. Este 001 FR foi feito para demonstrar a capacidade da engenharia da casa.

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O aerofólio traseiro é providencial para manter o carro assentado em altas velocidades (Divulgação/Quatro Rodas)

E é um carro para poucos: custa 769.000 yuan (R$ 590.000, o dobro do 001 convencional, na China) e sua produção é limitada a 99 unidades mensais. Vem para o Brasil? A marca evita falar. Não confirma. Não nega. E nem diz que pode vir, se o mercado sinalizar esse desejo, resposta evasiva comum nesses casos.

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(Divulgação/Quatro Rodas)

O Zeekr 001 FR tem quatro motores (1.265 cv e 130,5 kgfm). Realmente, só precisaram instalar um motor por roda, sendo dois de 211 cv na dianteira e dois de 421,5 cv na traseira. Um supercarro a combustão com tamanha potência costuma vir acompanhado de uma extensa lista de componentes e estratégias de engenharia que permitem alcançar tamanho rendimento.

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Se parece fácil a um primeiro olhar, há enormes desafios para garantir que este carro elétrico chegue aos 100 km/h em 2,3 s e alcance os 280 km/h de máxima declarados pela Zeekr.

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(Divulgação/Quatro Rodas)

Começa pela bateria e vai além da sua capacidade. Tem 100 kWh e é de NMC (níquel, manganês e cobalto), capaz de entregar mais de 1 mW quando um pico de potência é necessário e é uma bateria 4C, ou seja, aceita recarga a uma potência quatro vezes maior que a sua capacidade, 400 kW.

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Se um motor a combustão muito potente precisa de um sistema de injeção que dê conta do seu apetite voraz por combustível, um elétrico precisa de uma bateria que entregue energia suficiente.

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Rodas de alumínio e elementos de fibra de carbono caracterizam o FR – “For Rich”, de acordo com funcionários da Zeekr (Divulgação/Quatro Rodas)

Os motores elétricos também precisam estar preparados. Todos eles são síncronos, ou seja, acompanham o campo magnético, sem escorregamento, o que dá maior precisão e entrega de força imediata, e têm componentes de carbeto de silício (SiC), material que aumenta a eficiência térmica (que é de 98,5%, de acordo com a Zeekr) e os torna mais resistentes às altas temperatura, pressão e velocidade.

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Os motores traseiros têm rotores enrolados com fibra de carbono (como nas versões Plaid dos Tesla) para poderem girar a até 20.620 rpm. Ainda demandam um sistema de arrefecimento que chamam de cascata de óleo para dissipar o calor.

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O revestimento de Alcantara cor de sangue torna a cabine mais exótica que a parte externa do carro (Divulgação/Quatro Rodas)

Outro desafio grande está em gerenciar os quatro motores em curvas. A Zeekr adota um sistema proprietário que calcula a rotação, posição e força em cada roda, além do movimento da carroceria, em ciclos de 10 milissegundos, usando a força que chega a cada roda também para controlar a estabilidade e a velocidade de contorno.

Aliás, o acerto do carro é assinado pelo piloto Kimi Räikkönen, campeão de Fórmula 1 de 2007 e consultor-chefe da Zeekr. Existe, inclusive, o “Modo Räikkönen” nas telas para a exibição de informações.

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Central tem 15,6” e exibe mais sobre o desempenho (Divulgação/Quatro Rodas)

Não dá para minimizar esse esforço. Afinal, um Zeekr 001 tem 4,95 m de comprimento, 3 m de entre-eixos, 2 m de largura e 1,56 m de altura. É um carro grande e que, nesta versão, pesa 2.350 kg (apenas 60 kg a menos que um Defender 110).

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Acabamento preto, na China, é algo praticamente restrito a esportivos (Divulgação/Quatro Rodas)

É um absurdo um carro como esse ser tão rápido e também ter reações tão rápidas, mesmo sem esterçamento das rodas traseiras. Dá para sentir nas tomadas e saídas de curva o esforço da vetorização e a confiança do sistema nos pneus Pirelli P Zero.

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Volante quadrado e com seletor de modos de condução é exclusivo do FR (Divulgação/Quatro Rodas)

Sem querer, a Zeekr promoveu um teste extenuante para o 001 FR durante o test-drive do grupo de jornalistas brasileiros no Autódromo de Ningbo, em Zhejiang, na China. O esportivo foi submetido a uma condição de pista sob um calor de 37 oC. Passou uma tarde inteira dando o seu melhor para proporcionar o gostinho da sua aceleração absurda.

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A pintura preta disfarça, mas o teto é de fibra de carbono para ajudar a reduzir um pouco o enorme peso do carro (Divulgação/Quatro Rodas)

Mesmo com tamanha preparação técnica, o Zeekr 001 FR só despeja seu pico de potência por apenas 10 segundos por vez e somente quando tem mais de 50% de carga. É uma forma de proteger seus componentes.

Os sistemas que acompanham o status por meio de centenas de sensores também são sofisticados e têm poder para limitar o desempenho do carro. No final do dia, o 001 já estava com pique diferente. Os freios, com discos cerâmicos da Brembo e pinças da AP Racing, davam sinais de cansaço.

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Com um motor por roda, o 001 FR é capaz de girar no próprio eixo (Divulgação/Quatro Rodas)

Tudo isso era esperado. É como colocar um corredor recordista nos 100 m rasos para disputar uma maratona. Supercarros elétricos ainda precisam evoluir para cumprir uma corrida de longa duração. Esportivos de grife também sofrem, principalmente com freio e diferenciais, mas com menos limitação do desempenho ao longo do tempo. E não precisam lidar com tanto peso.

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Peças de fibra de carbono e coloridas ajudam a diferenciar este 001 (Divulgação/Quatro Rodas)

Veredicto Quatro Rodas

O alto desempenho do 001 FR pode ser limitado, mas é um excelente meio de evoluir sistemas que podem ser usados em qualquer carro.

Ficha Técnica – Zeekr 001 FR

Preço: 769.000 yuan (R$ 590.000)
Motor: eletr., sincr., 2 diant. com 211 cv e 2 tras. com 421,5 cv; 1.265 cv e 130 kgfm (força total combinada)
Baterias: 100 kWh, recarga: 15 (DC, 20 a 80% a 300 kW), 4h30 (AC, 22 kW)
Câmbio: aut. 1marcha, 4×4
Suspensão: eletro-pneumática, duplo A (diant.), integralink (tras.)
Freios: discos ventilados
Direção: elétrica
Pneus: 265/40 R22 (diant.), 295/40 R22 (tras.)
Dimensões: comprimento, 495,5 cm; largura, 199,9 cm; altura, 156 cm; entre-eixos, 299,9 cm; peso, 2.350 kg; porta-malas, 539 l
Desempenho*: 0 a 100 km/h, 2,3 s; veloc. máx., 280 km/h
*Dados de fábrica

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