Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

VW Arteon Shooting Brake é perua tão prática quanto bonita

Inédita, VW Arteon Shooting Brake é um modelo que convence e encanta pelo design e até por ser racional

Por Joaquim Oliveira
9 fev 2021, 08h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Volkswagen Arteon Shooting Brake vermelho frente
    Dianteira segue o novo estilo do sedã (Divulgação/Volkswagen)

    Quando a primeira geração do Volkswagen Arteon surgiu, em 2017, parecia uma miragem: era um sedã que aparentava juntar algum apelo emocional à racionalidade usual dos carros da marca.

    Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7.90

    Isso porque o design externo seduzia pelas linhas mais ousadas e menos apegadas à linguagem de design da VW.

    Mas essa impressão só durava até abrir a porta e encontrar um interior monótono, pouco diferente em relação ao Passat. Aquela mesma sensação que se tinha no passado com o Passat CC.

    Volkswagen Arteon Shooting Brake vermelho traseira
    Perua usa as mesmas lanternas do sedã (Divulgação/Volkswagen)

    Agora, após três anos, o Arteon está repaginado, com novos faróis e grade maior, e na versão R-Line ainda tem barra luminosa na grade, como a do SUV médio Taos – que estreia no Brasil ainda no primeiro semestre – e para-choque exclusivo, com tomadas de ar maiores.

    Continua após a publicidade

    Mas a grande novidade é o Arteon Shooting Brake, que vai muito além do conceito tradicional de perua.

    A nova carroceria é tão baixa quanto a do sedã, mas nem por isso seu lado racional foi esquecido. Um bom exemplo é que o espaço para as pernas no banco traseiro é maior, por ter 5 cm a mais no entre-eixos, na comparação com a Variant, enquanto os ocupantes dali ainda têm 4,8 cm a mais de espaço para a cabeça, na comparação com o sedã, por não ter caimento do teto tão acentuado.

    Volkswagen Arteon Shooting Brake vermelho lateral
    O perfil remete à perua do Panamera (Divulgação/Volkswagen)

    O porta-malas tem 565 litros de capacidade, 85 l a menos que uma Passat Variant, mas ainda mais amplo que o dos rivais Mercedes C Estate ou o BMW Série 3 Touring. Contudo, a Shooting Brake nasce em meio a uma reestilização de meia-vida.

    Se seu interior não é totalmente novo, desta vez a Volks se empenhou em distanciar Arteon e Passat. O volante é do modelo mais novo, como o do Nivus, mas com botões capacitivos, como os comandos do ar-condicionado no meio do console compartilhados com o Golf R.

    Continua após a publicidade
    Volkswagen Arteon Shooting Brake vermelho painel
    Tecnologia ajuda a se separar do Passat (Divulgação/Volkswagen)

    A lista de equipamentos de série também é mais generosa, com quadro de instrumentos digital com tela de 10,25 polegadas de série, mas com opções de 8 e 9,2 polegadas para a central multimídia, que é de nova geração, porém diferente da VW Play adotada no Brasil.

    A vantagem da central europeia está em ter Apple CarPlay e Android Auto sem fio. Mas é uma pena que o sistema Head-up Display continue sendo feito por uma lâmina de plástico que surge por detrás do volante quando acionado, uma solução que é comum a modelos de preço e posicionamento inferiores, em vez de projetar as informações no para-brisa.

    Volkswagen Arteon Shooting Brake vermelho bancos
    Versão R-Line combina veludo e couro nos bancos (Divulgação/Volkswagen)

    Este primeiro contato é com a versão esportivada R-Line, que tem bancos mais largos e confortáveis, com formato exclusivo e forração que combina veludo no centro e couro natural nas laterais. Se o ajuste de inclinação do encosto é elétrico, o ajuste longitudinal do assento é manual. É claro que isso só vai causar confusão nos primeiros usos, mas uma versão como essa poderia ter apenas comandos elétricos.

    Continua após a publicidade

    E vale a pena pagar a mais pelo sistema de visão periférica com quatro câmeras, o Area View, para lidar com a visão traseira e lateral comprometida pelas colunas.

    Volkswagen Arteon Shooting Brake vermelho bancos traseiros
    Perua tem espaço traseiro maior que o do sedã (Divulgação/Volkswagen)

    A despeito do visual esportivado, com direito a rodas aro 18, e do rápido câmbio DSG, de dupla embreagem e sete marchas, o motor do carro avaliado é um 2.0 turbodiesel de 150 cv com catalizador duplo. É uma opção racional para os europeus, mas os 36,7 kgfm de torque disponíveis a 1.600 rpm lidam bem com os 1.650 kg do Shooting Brake: a VW declara 0 a 100 km/h em 9,4 s, número bom para um carro com relação peso/potência de 11 kg/cv.

    Volkswagen Arteon Shooting Brake vermelho porta-malas
    No porta-malas cabem 565 litros (Divulgação/Volkswagen)

    Ainda que sem sistema de amortecimento eletrônico variável, essa versão convence pela forma como consegue equilibrar conforto e estabilidade, com doses mais do que suficientes de cada um. Apenas se exagerar na velocidade de entrada da curva é que o Arteon começa a mostrar tendência a sair de dianteira.

    Continua após a publicidade

    A direção contribui para essa boa impressão, mostrando precisão e uma resposta bem direta (são somente 2,1 voltas no volante de batente a batente). Quanto à frenagem, ela convence na maioria das situações, mas quando existe uma utilização mais intensa nota-se alguma fadiga dos freios, talvez efeito do peso.

    Volkswagen Arteon Shooting Brake vermelho motor
    Motor turbodiesel promete consumo próximo dos 20 km/l (Divulgação/Volkswagen)

    O que realmente leva um europeu a escolher um motor diesel, porém, é o consumo, que durante o teste foi de 15,9 km/l em média – ainda que a VW prometa até 19,3 km/l.

    Quem realmente aflora o lado irracional é o Arteon Shooting Brake R, com motor 2.0 TSI a gasolina, com 320 cv e 42,8 kgfm, o mesmo câmbio DSG, mas com tração integral e sistema de vetorização do torque, além de suspensão adaptativa. Com ela você esquece que o Passat Variant existe – mesmo custando muito mais.

    Veredicto – É raro encontrar um carro versátil e empolgante. A Arteon Shooting Brake cumpre isso e ainda é bonita. Pena que a VW não tem planos de vendê-la no Brasil.

    Continua após a publicidade
    Volkswagen Arteon Shooting Brake vermelho frente
    Frente tem novos faróis e grade maior (Divulgação/Volkswagen)

    Ficha técnica – VW Arteon Shooting Brake

    Preço: 43.235 euros
    Motor: diesel, dianteiro, transversal, 4 cil., 16V, turbo, 1.968 cm3; 150 cv a 3.000 rpm, 36,7 kgfm a 1.600 rpm
    Câmbio: dupla embreagem, 7 marchas, tração dianteira
    Suspensão: duplo A (diant.) e multibraços (tras.)
    Freios: disco ventilado (diant.) e disco sólido (tras.)
    Direção: elétrica, 11,9 (diam. de giro)
    Rodas e pneus: liga leve, 285/40 R18
    Dimensões: comprimento, 486,6 cm; largura, 187 cm; altura, 146 cm; entre-eixos, 283,7 cm; peso, 1.650 kg; tanque, 66 l; porta-malas, 565 l

    Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

    Quatro Rodas capa 741

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.