PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Volkswagen Passat Highline

Em sua oitava geração, o Passat mostra evolução na tecnologia, motorização e espaço interno. Mas o preço também evoluiu

Por Isadora Carvalho
Atualizado em 9 nov 2016, 14h45 - Publicado em 27 nov 2015, 14h07
impressoes

A partir de janeiro de 2016, os interessados na oitava geração do Volkwagen Passat poderão usufruir de maior conforto interno, tecnologia mais avançada e maior oferta de equipamentos de segurança. Para isso, porém, eles terão de desembolsar no mínimo R$ 144 500 – R$ 16 100 a mais que a geração anterior. O valor fica acima do Ford Fusion 2.0 Titanium AWD (R$ 137 600), abaixo do Hyundai Azera 3.0 (R$ 157 990) e bem próximo ao do Honda Accord EX V6 (R$ 147 900).

O novo Passat chega ao Brasil equipado com mesmo motor 2.0 turbo do Golf GTI, com 220 cavalos – nove a mais que na geração anterior – e 35,7 mkgf de torque, um ganho de sete mkgf. A evolução pode parcer pequena, mas suficiente para incrementar os números de desempenho. Segundo a marca, ele faz de 0 a 100 km/h em 6,7 segundos (antes acelerava em 7,6), com velocidade máxima elevada de 210 km/h para nada menos que 246 km/h.

Porém, não é só o motor que a atual geração compartilha com o Golf. O sedã usa a mesma plataforma do hatch, chamada de MQB. Graças à sua matriz modular, ela permitiu um aumento de quase 8 cm na distância entre-eixos, mesmo tendo uma carroceria 0,2 cm mais curta que o modelo anterior. A largura aumentou em 1,2 cm, enquanto a altura ficou 1,4 cm mais baixa.

novo-passat-5.jpeg
Continua após a publicidade

As consequências das novas medidas podem ser apreciadas no interior, especialmente no banco de trás. Durante a apresentação para a imprensa, ajustamos o assento do motorista para um condutor de 1,80 metro. O mesmo condutor sentou no banco de trás do lado esquerdo – e havia espaço suficiente até para cruzar as pernas. O porta-malas. digno de uma família grande, também aumentou, e agora conta com 586 litros – 21 litros a mais.

Interior

O novo Passat é o primeiro Volkswagen a utilizar o painel de instrumentos digital totalmente configurável, semelhante ao do Audi TT. Bonito e funcional, ele tem operação intuitiva realizada pelos comandos no volante, e pode apresentar os dados da navegação via GPS entre o velocímetro e o conta-giros. O único defeito é essa tecnologia estar disponível apenas como opcional – e não avulso, mas dentro de um pacote (veja abaixo a lista completa).

novo-passat-15.jpeg
Continua após a publicidade

Há também a estreia da segunda geração do sistema multimídia Discover Media, que agora traz a opção de espelhamento de smartphones por meio dos aplicativos Mirrorlink, Apple CarPlay e Android Auto. O item é de série nas duas versões, Confortline e Highline, com tela de 6,5 polegadas sensível ao toque – a tela maior de 8 polegadas com DVD player e HD interno de 60 GB também fica como opcional.

novo-passat-13.jpeg

Segurança

Top de linha da Volkswagen no país, o novo Passat reúne todos os dispositivos de segurança disponíveis dentro da marca. Há o sistema “Pro Active” que prepara os freios e pré-tenciona os cintos para uma forte frenagem, alertas de ponto cego nos retrovisores, função “City Emergency Braking” que freia o veículo automaticamente a até 30 km/h caso o condutor não reaga a uma colisão iminente, e ainda o ACC (Adaptative Cruise Control), que monitora veículos trafegando não apenas à frente, com também na faixa da esquerda.

Continua após a publicidade
novo-passat-8.jpeg

O evento de apresentação para a imprensa permitiu apenas rápidas impressões ao dirigir. O carro, porém, deve seguir nas próximas semanas para nossa pista de testes. A avaliação completa será publicada na edição de janeiro de QUATRO RODAS. Por hora, confira a lista de itens de série e de opcionais das duas versões importadas para o Brasil:

Comfortline (R$ 144.500): Seis airbags, partida sem chave, bancos de couro, ajuste elétrico do encosto e de lombar no assento do condutor, aquecimento nos bancos dianteiros, freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold, sistema start/stop, seis airbags, controle de tração e de estabilidade, detector de fadiga e rodas de liga-leve de 18 polegadas. Opcional: teto solar elétrico por R$ 5 400

Continua após a publicidade

Highline (R$ 151.300): A versão acrescenta função “easy entry” – que recua o banco para melhor acesso ao carro, câmera traseira, retrovisores externos elétricos com memória, assentos dianteiros com ajuste elétrico, aquecedor e apoio lombar com massageador para o motorista, faróis em LEDs com DLA, que adapta o facho alto conforme o tráfego e volante shift paddles para troca de marchas.

Opcionais: O pack premium (R$ 4 900) conta com o sistema Discover Pro com tela de 8 polegadas, o sensor de aproximação ACC, sistema Pro-active (Proteção proativa dos passageiros), Park assist, sistema de som premium “Dynaudio Confidence” com 10+1 alto-falantes, amplificador digital e subwoofer, painel de instrumentos digital programável “Display active” e assistente de mudança de faixa “Side assist”.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.