Relâmpago: Assine Digital Completo por 3,99

Volkswagen Jetta

Linha 2015 tem leves retoques e nova versão de entrada, Trendline. Mas o esperado motor 1.4 turbo ficou para depois

Por Péricles Malheiros
22 abr 2015, 12h17
testes

Não foi dessa vez que o Jetta incorporou o motor 1.4 turbo do Golf: ele segue com o 2.0 flex aspirado 120/116 cv. A expectativa de um conjunto mecânico mais moderno é compreensível: seus principais concorrentes, também 2.0 – Corolla, C4 Lounge, Civic e Focus -, têm, respectivamente, 154/142 cv, 151/143 cv, 155/150 cv e 178/175 cv. O próprio Jetta tem, na versão topo de linha, Highline, um elogiado conjunto formado por um motor 2.0 turbo de 211 cv e câmbio automatizado de dupla embreagem. Muito mais completo, parte de R$ 98 000(estimados) e briga no andar de cima da versão aqui mostrada: a estreante Trendline, de R$ 75 000, já com câmbio automático.

A linha 2015 trouxe um pacote de novidades que somente fãs e proprietários de Jetta notarão de imediato. Na dianteira, a grade levemente retocada chama menos atenção do que a porção inferior do para-choque, agora com entrada de ar maior e, no caso do Trendline, sem faróis de neblina. Na traseira, destaca-se a nova tampa do porta-malas, com volume suavizado na região que recebe a placa. As lanternas estão com novo contorno na porção inferior e o para-choque tem layout retocado.

Na cabine, a versão Trendline exibe uma versão empobrecida do volante oriundo do Golf, sem apliques de plástico preto brilhante, alumínio escovado, teclas de som e telefonia iluminadas ou borboletas para troca de marchas. O resultado é uma peça pobre, capaz de destoar do restante do painel, que, apesar de clássico e isento de firulas, é elegante. É por meio desse volante simples que o motorista encontra outro ponto fraco da nova versão de entrada. Muito pesada, sobretudo nas manobras com o carro parado, a direção hidráulica nem de longe lembra a assistência elétrica suave e bem-calibrada que equipa a versão top, Highline.

Amplo, o interior oferece bastante espaço mesmo para quem viaja atrás. Ainda que com tampa sem dobradiças pantográficas, o porta- malas tem amplo acesso e acabamento que otimiza a utilização dos 510 litros de volume.

Continua após a publicidade

Em uma grande concessionária VW de São Paulo, o gerente de venda de veículos novos revelou detalhes do que classificou como plano de mix de versões para o Jetta: “Assim como a Toyota e a Honda, a Volks sabe da importância das vendas para taxistas. A versão Trendline é a aposta para esse segmento. Tem muito espaço na cabine e no porta-malas, dispensa as perfumarias e tem um conjunto de motor e câmbio confiável. É, basicamente, o mesmo powertrain que o Bora utilizava quando se aposentou, em 2010. E ele era o VW queridinho dos taxistas”.

Uma outra fonte ligada à Volks diz: “A partir de julho, o Jetta deixa de vir do México e passa a ser produzido na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP). Quando isso acontecer, o catálogo ganha o motor 1.4 turbo na versão Comfortline, hoje equipada apenas com o mesmo 2.0 8V aspirado da Trendline”.

Os números modestos da ficha técnica se traduzem em uma rodagem monótona. Caso as informações de nossas fontes se confirmem, fica a dica: é melhor esperar pelo 1.4 turbo.

Continua após a publicidade

VEREDICTO

Diante do boato de que o Jetta nacional terá o ótimo motor 1.4 turbo do Golf, o melhor é esperar. A menos que você não faça questão de vanguarda técnica.

★★★☆

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

DIA DAS MÃES

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.