Teste: tiramos todas as suas dúvidas sobre a Ram Rampage R/T; veja consumo
Você nos perguntou tudo sobre a Ram Rampage. Sim, é a picape mais rápida do Brasil e aqui estão nossos testes de desempenho, consumo e ruído
Estávamos ansiosos pelo teste da Ram Rampage. Mais de dois meses separaram a apresentação do início da pré-venda, e a entrega dos carros aos primeiros compradores, que começa agora. Foi tempo suficiente para a marca receber mais de 8.000 pedidos e para vários questionamentos surgirem.
Por isso abrimos uma caixa de perguntas sobre a Rampage, em nosso Instagram (@quatro_rodas), assim que ela chegou para o nosso teste. Vamos responder tudo agora, no texto e no vídeo a seguir.
Por sorte, boa parte das mais de 200 perguntas que recebemos era repetida. A maioria ligada ao desempenho, que é o ponto alto da Rampage R/T (R$ 269.990), versão topo de linha e a primeira que recebemos para teste. Esta versão só existe com o motor Hurricane-4, um 2.0 turbo a gasolina com 272 cv e 40,8 kgfm, sempre com câmbio automático de nove marchas e tração integral.
A versão se diferencia por ter escape esportivo, rodas aro 19 e suspensão rebaixada e mais firme, o que justifica a máxima de 220 km/h – 10 km/h acima das demais. É a Ram mais rápida do mundo e a picape mais rápida que já testamos. Cravou 7,1 s na aceleração de 0 a 100 km/h. Deixou a VW Amarok V6 (7,5 s) e a Ford Maverick 2.0 (8 s) para trás.
Anda como um V6, mas o consumo é até melhor, pois registramos 8,5 km/l no ciclo urbano e 11,8 km/l no rodoviário. Sua principal concorrente é a Ford Maverick FX4, que também não é flex e faz a gasolina render um pouco mais: 9,5 km/l na cidade e 12,2 km/l na estrada.
Além do mais, a Rampage a gasolina é só um pouco mais gastona que a Fiat Toro com motor 1.3 GSE turboflex, que fez 8,9 km/l e 12,6 km/l em nosso último teste, com gasolina.
O acerto mais firme da Rampage R/T não tira dela a capacidade de encarar buracos e lombadas e garante boa dinâmica em estradas sinuosas. No modo R/T, a direção fica ainda mais pesada e o motor fica mais vivo e presente.
É uma experiência legal para uma picape, mas ela se torna incômoda em rodovias, entre 90 e 120 km/h: a Rampage saltita nos pequenos relevos como fazem carros esportivos de verdade, como Porsche 911 GT3 ou o Honda Civic Type R no modo Sport. Falta um ajuste mais fino em molas, amortecedores ou barras estabilizadoras para lidar com essa frequência de vibração.
Pelo menos sua própria geometria de suspensão fez o diâmetro de giro ser reduzido dos 12,9 m da Toro para 12 m na versão R/T (11,9 m nas demais). Percebi a diferença na prática por conseguir entrar na rampa da minha garagem de uma só vez, sem precisar dar ré, como faço com Toro ou com picapes médias.
A Ram Rampage é e não é uma Fiat Toro, porque toda a lataria é exclusiva. Mas só é maior porque a frente e o para-choque traseiro são mais salientes, enquanto a cabine é rigorosamente a mesma até em termos de espaço. É por isso que sua cabine parece tão baixa, e a Rampage ainda é uma picape intermediária. Para ter ideia, o espaço traseiro é 8 cm mais estreito e tem espaço para as pernas 3 cm menor que o da Maverick. Também é mais apertada que Hilux ou Ranger.
Por outro lado, nenhuma picape intermediária ou média trata dos ocupantes tão bem quanto a Ram Rampage. O acabamento está no nível do Jeep Commander, que empresta o painel e os bancos dianteiros elétricos (para o carona é opcional de R$ 6.000 junto com o som Harman Kardon e a luz ambiente). O quadro de instrumentos digital é de série, assim como a central de 12,3” exclusiva, o console mais amplo e o seletor de marchas giratório. Também herda o freio a disco na traseira e o freio de estacionamento eletrônico.
Muitos leitores questionaram sobre a falta do teto solar, que chegou a ser opcional para a Fiat Toro Volcano. De acordo com a Ram, ficou de fora do projeto, pois não foi um equipamento priorizado pelos clientes em potencial em suas pesquisas.
O mais difícil é responder às perguntas sobre qual seria a melhor versão da Rampage. Além da R/T há as Rebel (aventureira, a partir de R$ 239.990) e Laramie (urbana e com cromados, por R$ 249.990), ambas com o motor 2.0 turbo diesel de 170 cv e 38,7 kgfm nas versões mais baratas, enquanto o 2.0 turbo a gasolina encarece as versões em R$ 10.000. A potência e o desempenho fizeram mudar a antiga lógica do diesel ser mais caro.
Todas as versões da Rampage têm os mesmos equipamentos, inclusive piloto automático adaptativo, assistente de faixa, frenagem de emergência e sete airbags. Não à toa, a própria Ram vem usando a pré-venda para definir o percentual de produção de cada versão.
Na prática, a Rampage diesel é uma Toro diesel com acabamento muito melhor e mais equipada que a maioria das picapes médias topo de linha, com a vantagem de não ser um estorvo no uso urbano.
Como a Ford Maverick, a Ram Rampage pode agradar àqueles que temem o custo de manutenção e do seguro dos carros a diesel, com a vantagem de ter desempenho melhor e todos os equipamentos avançados de segurança que a picape da Ford ficou devendo.
O que ninguém perguntou é uma certeza: a Rampage será a primeira Ram de muita gente. Afinal, é a única que cabe em qualquer lugar.
Veredicto
Embora aproveite muito da Toro (e do Commander), a Rampage se destaca por ser muito diferente de outras picapes.
Ficha técnica – Ram Rampage R/T
Motor: gas., diant., transv., quatro cilindros, 1.995 cm³, 16V, 272 cv a 5.200 rpm, 40,8 kgfm a 3.000 rpm
Câmbio: automático, 9 marchas, tração integral
Direção: elétrica, 12 m (diâmetro de giro)
Suspensão: McPherson (diant.), multilink (tras.)
Freios: disco ventilado nas quatro rodas
Pneus: 235/55 R19
Dimensões: comprimento 502,8 cm; largura, 188,6 cm; altura, 177,1 cm; entre-eixos, 299,4 cm; peso, 1.942 kg; tanque de combustível, 55 l; caçamba, 980 l; carga útil, 750 kg; ang. ataque, 25°; ang. saída, 24,5°; vão entre os eixos, 25,7 cm
Teste Quatro Rodas – Ram Rampage R/T
Aceleração
0 a 100 km/h: 7,1 s
0 a 1.000 m: 27,8 – 188,6 km/h
Velocidade máxima : 220 km/h (dado de fábrica)
Retomadas
D 40 a 80 km/h: 3,2 s
D 60 a 100 km/h: 3,9 s
D 80 a 120 km/h: 4,9 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0: 14,5/25,8/59,1 m
Consumo
Urbano: 8,5 km/l
Rodoviário: 11,8 km/l
Ruído interno
Neutro/RPM máx.: 50,1/63,5 dBA
80/120 km/h: 62,4/71,6 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h: 96 km/h
Rotação do motor a 100 km/h: 1.500 rpm
Volante: 2,7 voltas
Seu Bolso
Preço básico: 269.990
Garantia: 3 anos
Condições de teste: alt. 660 m; temp., 24 °C; umid. relat., 67%; press., 766 kPa