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Teste: Lexus RX 450h+ combina usabilidade e luxo com baixo consumo

Lexus reaparece com seu primeiro híbrido plug-in. O RX 450h+ foca no baixo consumo sem deixar de lado a boa dinâmica e as qualidades intrínsecas de um Toyota

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
13 out 2024, 07h00
lexus rx 450h+
Os Lexus mais recentes têm design que dispensa vincos (Fernando Pires/Quatro Rodas)
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Vira e mexe a Lexus reaparece. Presente no Brasil desde 2012, foi a primeira marca que decidiu vender apenas carros híbridos por aqui. E apenas híbridos plenos (HEV), pois só agora lança seu primeiro híbrido plug-in (PHEV), o RX 450h+, por R$ 609.990.

Tem a mesma mecânica do Toyota RAV4 plug-in: o motor 2.5 aspirado a gasolina, que gera 187 cv e 23,6 kgfm conjugado com dois motores elétricos síncronos, sendo um dianteiro com 182 cv e 27 kgfm e um traseiro com 54 cv e 12,1 kgfm no eixo traseiro. A potência combinada é de 308 cv.

O foco é a eficiência de combustível: fez 13,7 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada, em nosso teste. E ainda tem a bateria de 18,1 kWh, com autonomia elétrica para percorrer até 56 km em modo elétrico. O que faz, então, o Lexus ser tão diferente?

lexus rx 450h+
Lanternas interligadas têm formas orgânicas (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Há uma clara diferença no design, com superfícies mais limpas e formas mais orgânicas. A reestilização do RX, que chegou ao Brasil no início de 2023, integrou a grade ao para-choque e conferiu às lanternas traseiras um formato mais fluido. Mas os faróis (matriciais) recortados permanecem.

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As rodas aro 21 são vistosas e a janela espia na coluna traseira também. O porte é maior que o de um RAV4, pois são 4,89 m de comprimento (29 cm a mais) e 2,85 m de entre-eixos (16 cm extras), mas só isso não convence.

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Motorista viaja envolvido por telas e console (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A impressão muda ao abrir a porta: a maçaneta tem mecanismo de abertura elétrico. É um acesso diferente a uma cabine diferente, toda voltada para o motorista.

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A tela de 14 polegadas para a central multimídia rouba a atenção e a experiência é ótima. Há comandos físicos no meio da tela para controlar a temperatura e os outros comandos nunca saem de cena e entre eles fica um botão giratório para o som.

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Telinha no cluster e telão para a central multimídia, com comandos redundantes (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Não faz sentido o quadro de instrumentos digital ter só 7 polegadas e indicadores de tanque e temperatura de led nas laterais, um esquema de SUV compacto. Até o Corolla traz um visor de 12,3 polegadas ali. Mas tem um head-up display grande, onde o motorista descobrirá a função dos botões do volante, que podem mudar de lado ao gosto do motorista.

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(Fernando Pires/Quatro Rodas)

O acabamento é de qualidade, com costuras caprichadas e até apliques de madeira no console e no volante. O sistema de som Mark Levinson, com 20 alto-falantes e subwoofer, e a coluna de direção com ajustes elétricos também merecem destaque.

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Bancos dianteiros têm comando elétrico até para comprimento do assento (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Os bancos do Lexus RX são extremamente confortáveis, têm amplos ajustes elétricos e até mesmo três memórias. O do carona pode ser operado por quem está atrás para aumentar seu espaço. Os quatro assentos são ventilados e aquecidos.

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(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Atrás, ainda tem uma terceira zona de temperatura, com saídas de ar centrais e pelas colunas, além de encosto com ajuste elétrico e cortinas nas portas. Mas, se esse espaço precisar ser ocupado com carga, é só rebater os encostos eletricamente por botões no porta-malas ou comandos na central multimídia.

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Apoio de braço tem porta-copos (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A grande surpresa, porém, vem da dinâmica. O Lexus RX é um carro surpreendentemente bom de dirigir. Toda a sofisticação e o foco no conforto poderiam ter resultado em um veículo com sensações anestesiadas, mas isso não aconteceu. O RX emprega amortecedores ajustáveis, mas dispensa molas pneumáticas. É menos sofisticado? Sim. É pior? Neste caso, não. Não é.

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Há três zonas de temperatura (Fernando Pires/Quatro Rodas)

A direção tem um bom peso e respostas rápidas, os motores reagem bem ao acelerador e, por incrível que pareça, o bom isolamento acústico parece ter sido projetado para deixar que as frequências mais graves do motor invadam a cabine.

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Estepe rouba muito do porta-malas. Motor é o mesmo do Toyota RAV4 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O preço do Lexus RX 450h+ assusta. Os R$ 609.990 colocam-no alinhado ao Volvo XC90 de entrada, que tem 462 cv e 50 km de autonomia elétrica. Mas existe um segredo: com os R$ 6.100 das revisões até os 50.000 km, gasta-se 40% menos do que em um Volvo. Nisso, ainda é um Toyota.

Veredicto Quatro Rodas

É o raro caso de um carro de luxo que consegue ser funcional e pé no chão, sem ousadias inconvenientes. Ser um Toyota sofisticado não é defeito.

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(Fernando Pires/Quatro Rodas)

Ficha técnica – Lexus RX 450h+

Motor: gas, diant., transv., 4 cil., 2.487 cm³, 187 cv, 23,6 kgfm a 3.700 rpm; elétrico diant. com 182 cv e 27 kgfm; elétrico tras. com 54 cv e 12,1 kgfm; pot. comb., 308 cv
Câmbio: CVT; tração integral
Direção: elétrica
Suspensão: ind. McPherson (diant.) / multilink (tras.)
Freios: disco vent. nas quatro rodas
Pneus: 235/50 R21
Dimensões: compr., 489 cm; larg., 192 cm; alt., 169,5 cm; entre-eixos, 285cm; peso, 2.200 kg; porta–malas, 612 litros; tanque, 55 litros

Teste – Lexus RX 450h+

Aceleração
0 a 100 km/h 6,9 s
0 a 1.000 m 27,2 s / 194,1 km/h
Velocidade máxima* 202 km/h
Retomadas
D 40 a 80 km/h 3,2 s
D 60 a 100 km/h 3,8 s
D 80 a 120 km/h 4,6 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0 14,6/26,2/59,6 m
Consumo
Urbano 13,7 km/l
Rodoviário 13,5 km/l
Ruído interno
Neutro/RPM máx. 43,5/73,3 dBA
80/120 km/h 58,4/71,7 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h 97 km/h
Rotação do motor a 100 km/h 1.700 rpm
Volante 2,5 voltas
SEU Bolso
Preço básico R$609.990
Garantia 5 anos

 

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