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Teste: Land Rover Range Rover Sport SE

Com interior inspirado no Velar, Range Rover Sport troca botões por telas sensíveis e comandos por gestos

Por Henrique Rodriguez 5 jun 2018, 17h44
Range Rover Sport SE
Faróis e grade são inspirados também no Velar Christian Castanho/Quatro Rodas

A inspiração no estilo futurista do Range Rover Evoque fez bem a esta segunda geração do Range Rover Sport, lançada em 2013.

Agora, em sua reestilização de meia-vida, ele se espelhou no Velar tanto para atualizar a carroceria (repare na trama da grade, nos elementos internos dos faróis e nas tomadas de ar maiores) como para modernizar seu interior. 

Range Rover Sport SE
Faróis têm luzes de seta dinâmica Christian Castanho/Quatro Rodas

O console central foi tomado por duas telas de 10 polegadas cada uma. São as mesmas do irmão menor: a superior é a tradicional central multimídia (sem integração com Android Auto ou Apple CarPlay) e comanda funções do veículo, enquanto a inferior substituiu todos os botões do ar-condicionado e o seletor dos ajustes de funcionamento do sistema de tração – exceto o modo automático, acionado apenas pelo enorme botão giratório à frente da alavanca de câmbio.

Range Rover Sport SE
Lanternas têm o mesmo formato, mas luzes diferentes Christian Castanho/Quatro Rodas

Range Rover Sport SE

Com três telas, o interior sóbrio ganhou ares tecnológicosAinda há uma terceira tela, de 12,3 polegadas, para o quadro de instrumentos configurável. E vale dizer que os comandos do volante podem ser pressionados ou tateados.

Range Rover Sport SE
Quadro de instrumentos é digital Christian Castanho/Quatro Rodas

Para aumentar o volume, por exemplo, pode-se deslizar o polegar ao redor do círculo, como se fazia nos primeiros iPod.

E a função dos botões podem mudar de acordo com as informações exibidas no quadro de instrumentos. 

Range Rover Sport SE
Os novos bancos são mais anatômicos Christian Castanho/Quatro Rodas
Range Rover Sport SE
O espaço atrás é bom, mas não sobra espaço Christian Castanho/Quatro Rodas

Algumas tecnologias não são tão úteis assim. É o caso do comando por gestos para abrir e fechar a cortina do teto panorâmico.

Os velhos botões não foram abolidos, mas passar a mão próximo ao teto no sentido do comando desejado faz sucesso com nove em cada dez passageiros.

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Range Rover Sport SE
As rodas aro 21 poderiam ser mais bonitas Christian Castanho/Quatro Rodas

Todos esses equipamentos estão no Range Rover Sport SE, versão de entrada que custa R$ 440.211, já com bancos dianteiros com ajuste elétrico, sistema de som Meridian, geladeira no console central, assistente de permanência em faixa, rodas de 21 polegadas e porta-malas com abertura elétrica.

Range Rover Sport SE
Geladeira no console leva até quatro garrafas Christian Castanho/Quatro Rodas

Até a suspensão pneumática com amortecedores adaptativos, que controlam as reações da carroceria em tempo real, é de série.

É um pacote tão interessante que a Land Rover espera por uma queda de interesse na versão HSE, de R$ 488.229.

Range Rover Sport SE
Suspensão e amortecedores são ajustados em tempo real Christian Castanho/Quatro Rodas

Independentemente da versão, o motor é o V6 3.0 turbodiesel de 306 cv e robustos 71,4 mkgf de torque, bem aproveitado pelo câmbio automático de oito marchas ZF.

Range Rover Sport SE
Motor é o V6 3.0 turbodiesel de 306 cv e 71,4 mkgf de torque Christian Castanho/Quatro Rodas

No nosso teste, mostrou equilíbrio entre desempenho e consumo: fez 8,6 s no 0 a 100 km/h, 2 s a mais que um Audi Q7 TDI, mas igualou com o alemão os 10 km/l em ciclo urbano.

Na estrada, porém, fez 12,5 km/l contra 13,9 km/l do Q7.

Quem não se importar com o consumo pode optar pela versão SVR, de R$ 739.600, com motor V8 5.0 a gasolina de 575 cv.

A fábrica só anuncia o desempenho: 0 a 100 em 4,5 s, o mesmo tempo do Mustang GT.

  • Veredicto

    Porta de entrada dos Range Rover, a versão Sport SE traz tudo o que se espera de um SUV desta faixa de preço. E ainda tem a força de sobra do motor diesel.

    Teste de pista

    • Aceleração de 0 a 100 km/h: 8,6 s
    • Aceleração de 0 a 1.000 m: 29,7 s – 177,7 km/h
    • Velocidade máxima: 209 km/h
    • Retomada de 40 a 80 km/h: 3,6 s
    • Retomada de 60 a 100 km/h: 4,5 s
    • Retomada de 80 a 120 km/h: 5,8 s
    • Frenagens de 60/80/120 km/h a 0 m: 17,3/30,1/72,7 m
    • Consumo urbano: 10 km/l
    • Consumo rodoviário: 12,5 km/l

    Ficha técnica – Land Rover Range Rover Sport SE

    • Preço: R$ 440.211
    • Motor: diesel, dianteiro, longitudinal, 6 cilindros em V, 24V, turbo, injeção direta, 2.993 cm3; 306 cv a 4.000, 71,4 mkgf entre 1.500 e 1.750 rpm
    • Câmbio: automático, 8 marchas, tração integral
    • Suspensão: Duplo A (diant.) / multibraço (tras.)
    • Freios: disco ventilado
    • Direção: elétrica, 12,6 m (diâmetro de giro)
    • Rodas e pneus: liga leve, 275/45 R21
    • Dimensões: comprimento, 487,9 cm; altura, 180,3 cm; largura, 207,3 cm; entre-eixos, 292,3 cm; peso, 2.178 kg; tanque, 86 l; porta-malas, 780 litros
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