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Teste: Hyundai HB20 turbo 2023 faz até 15,1 km/l, mas perde desempenho

Na linha 2023, que estreia na versão hatch, a Hyundai refez aquilo que era considerado o principal ponto fraco do carro: o visual

Por Eduardo Passos
15 ago 2022, 22h31

Quando a Hyundai lançou a última reestilização do HB20, sabia que tinha sido atrevida demais. “O desafio […] é romper com os padrões. Se 50% das pessoas odiarem, mas 50% amarem, estamos no caminho certo”, Simon Loasby, designer que comandou da Coreia do Sul a reestilização de 2019, disse à época.

Pelo jeito, o caminho estava errado, mas o HB20 se mostrou um projeto tão resiliente que nem o “cartão de visitas” do carro – sua aparência – foi capaz de impedir ótimas vendas.

Elas, entretanto, talvez fossem melhores com estilo mais popular. Tanto que, apenas três anos depois, o carro de passeio mais vendido do Brasil acaba de ganhar uma profunda reestilização, tornando-o novo por fora, ainda que bem igual por dentro.

hb20 2023
A traseira ganhou visual futurista com as novas lanternas e a régua entre elas (Divulgação/Quatro Rodas)

São mudanças que invertem todo o estilo da linha anterior: a carroceria bem curvilínea dá lugar a formas retas. Uma nova grade transforma a dianteira do carro, ao passo que na traseira o conjunto de lanternas é inspirado nos luxuosos Tucson e Elantra de nova geração, inéditos no Brasil.

Antes de sentar à mesa em jantar com jornalistas, o diretor de produto na Hyundai brasileira, Rodolfo Stopa, já perguntou, confiante da resposta que teria: “Dessa vez não vai dar para criticar o visual, né?”.

A rigor, errado estaria o jornalista que impusesse sua opinião em algo tão subjetivo quanto a estética; o que conta, nesse caso, é o que o público acha.

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HB20
Colunas A e B com bastante inclinação da versão anterior foram mantidas (Divulgação/Quatro Rodas)

Em momentos distintos, QUATRO RODAS perguntou, no site, opiniões sobre o visual do HB20, e as respostas sempre foram altamente negativas. Em uma enquete de 2020, o primo europeu do carro, o Hyundai i20, foi classificado como “mais bonito” nove vezes mais.

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Coincidência ou não, o novo HB20, que já está à venda, se aproximou do parente tanto nos faróis quanto no para-choque dianteiro. Coube ao Brasil, entretanto, uma grade dianteira bem grande, que recuou o capô. A peça também ganhou dois vincos bem marcados, que buscam um ar de esportividade. O para-choque traseiro reforça a aparência “encaixotada” e, assim como o dianteiro, está um pouco mais volumoso. Ao todo, o HB20 cresceu 7,5 cm, mas não manteve o espaço interno de antes.

HB20 2023
Com estilo bem resolvido, a cabine continua praticamente igual (Divulgação/Quatro Rodas)

A protagonista da porção traseira, entretanto, é a régua que une duas lanternas que lembram martelos. O material reflexivo até disfarça, mas não há iluminação no meio do conjunto; isso é exclusividade do HB20S, que chegará em seguida.

Virtudes do Hyundai HB20

Sendo o carro de passeio mais vendido de 2021, a Hyundai não tinha por que mudar o que já dá certo no HB20. Assim, as versões mais baratas seguem com motor Kappa 1.0 aspirado (80 cv/10,2 kgfm) junto a câmbio manual de cinco marchas, com preços que vão de R$ 76.790 a R$ 85.490.

Os modelos com o Kappa 1.0 turbo (120 cv/17,5 kgfm) têm apenas câmbio de seis marchas, que pode ser o manual ou o automático; essas vão de R$ 93.790 a R$ 114.390, preço da versão topo de linha Platinum Plus, mostrada aqui.  É caro, mas inclui equipamentos até surpreendentes para o veículo do segmento.

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Hb20 2023
Volante tem ajuste de altura e os bancos, de distância e inclinação do encosto (Divulgação/Quatro Rodas)

É o caso do assistente de permanência em faixa, capaz de dar uma “mãozinha” ao motorista ajudando a centralizar o carro na pista. O piloto automático adaptativo, porém, foi preterido pelo controle de cruzeiro convencional.

Apple CarPlay e Android Auto podem ser acessados sem fio na central multimídia de 8”, e a Hyundai faz questão de estimular o uso do aplicativo Bluelink, que permite rastrear, ligar o carro à distância e até limitar em que regiões o carro pode rodar. Apesar de pago, quem adquirir um HB20 Platinum ou Platinum Plus terá três anos de uso grátis.

Hb20
Acabamento dos bancos não impressiona, mas demonstra qualidade aceitável (Divulgação/Quatro Rodas)

A Platinum Plus também é acima da média ao oferecer o sistema que impede a abertura de portas do passageiro ou a saída a ré de vagas a 90o quando há veículos se aproximando. Todas as versões do novo HB20 contam com seis airbags de série, incluindo cortinas de proteção lateral.

O reajuste nas versões do compacto foi, em média, de 6,82%. Para não encarecer sua novidade, a Hyundai optou por mexer muito pouco na cabine, que continua quase inteiramente de plásticos duros.

Há material que imita couro apenas na lateral dos bancos, manopla do câmbio, volante e apoios de braço – insuficiente para subir o nível de acabamento.

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HB20 2023
Central multimídia de 8’’ é mais útil que os mostradores digitais de 4” (Divulgação/Quatro Rodas)

AJUSTE FINO 

A maior alteração foi no quadro de instrumentos, que, nas duas versões mais caras, é digital.

Mas não há um display de LCD, como vem se tornando comum, e sim um conjunto que une o computador de bordo de 4,2” usado pela Kia a dois simples relógios digitais, que servem de conta-giros e velocímetro.

HB20 - PLATINUM PLUS - CLUSTER - 3
(Divulgação/Quatro Rodas)

Ainda que a telinha seja útil para comandar funções do carro, os mostradores deixam uma grande área inutilizada no mostrador. Uma aposta ousada e que oferece poucas vantagens em relação aos velocímetros tradicionais.

Com a mesma mecânica, coube à engenharia da Hyundai realizar pequenas alterações nos componentes do HB20. Tanto relacionadas à emissão de poluentes quanto ao sistema elétrico, que agora é mais exigido.

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A potência do motor 1.0 turbo segue de 120 cv a etanol ou gasolina, mas o torque ficou 1,6% menor, sendo de 17,5 kgfm em ambos os combustíveis. Como a versão Platinum Plus agora traz rodas maiores, de aro 16, a primeira expectativa é de que o consumo diminuísse, assim como a aceleração.

Nossos testes confirmaram que ele arranca 0,3 s mais devagar, levando 10 s para ir de 0 a 100 km/h. O consumo urbano, melhorou de 12,6 km/l para 13,2 km/l, acrescentando 30 km de autonomia ao tanque de 50 l. Mas, no ciclo rodoviário, não houve melhora no rendimento. De fato, até piorou um pouco: de 15,3 km/l para 15,1 km/l.

HB20 - PLATINUM PLUS - AR-CONDICIONADO 1
Ar digital e partida por botão são exclusividades da versão Platinum Plus (Divulgação/Quatro Rodas)

Mas os números de performance seguem bons, principalmente para um carro que atrai quem busca locomoção eficiente e tranquila. Esses clientes também gostarão dos pedais e volante, que foram ajustados para ficarem bem leves e precisos.

Como o pico de torque vai dos 1.500 rpm aos 3.500 rpm, o HB20 também é ligeiro nas retomadas urbanas. Em altas velocidades, o pico de potência a 6.000 rpm se faz notado e a 100 km/h a sexta marcha já “grita” um pouco, mas o isolamento acústico é bom – melhor do que o de modelos mais caros como o Honda City Hatch, por exemplo.

HB20 - PLATINUM PLUS - BOTÃO START STOP
(Divulgação/Quatro Rodas)

A suspensão cumpre um bom papel dentro de sua simplicidade e a boa qualidade construtiva faz com que o plástico não gere barulho ou cause desconforto em vias um pouco mais precárias. Um supersticioso diria que Simon Loasby “zicou” o HB20 em 2019, já que a aprovação do antigo desenho foi baixa.

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O designer pode se defender dizendo que não foi só por isso que o modelo está irreconhecível: os gravíssimos problemas de matéria-prima na fabricação da linha Onix criaram o momento ideal para a Hyundai melhorar seu principal produto.

Se o estilo do Onix for o desempate entre modelos tão parecidos no resto, um rostinho mais bonito pode consolidar a recente vantagem do Hyundai HB20 nas vendas.  Fato é que, quando a GM normalizar a produção do seu modelo, terá um rival ainda mais forte para combater.

Veredicto Quatro Rodas

O “feijão com arroz” da Hyundai não tem filé-mignon, mas seu tempero está mais acertado do que nunca.

Teste – Hyundai HB20 Platinum Plus 2023

Aceleração
0 a 100 km/h: 10 s
0 a 1.000 m: 31,4 – 166,1 km/h
Velocidade máxima 192 km/h
Retomadas
D 40 a 80 km/h: 4,3 s
D 60 a 100 km/h: 5,5 s
D 80 a 120 km/h: 6,8 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0: 13,9/24,5/55,3 m
Consumo
Urbano: 13,2 km/l
Rodoviário: 15,1 km/l
Ruído interno
Neutro/RPM máx.: 37,0/63,3 dBA
80/120 km/h: 62,5/69,2 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h: 97 km/h
Rotação do motor a 100 km/h: 2.100 rpm
Volante: 2,7 voltas
Seu Bolso
Preço básico: R$ 114.390
Garantia: 5 anos

Condições de teste: alt. 660 m; temp., 26,5 °C; umid. relat., 38%; press., 1.025 kPa. Realizado no TMT Campo de Provas

Ficha Técnica – Hyundai HB20 Platinum Plus 2023

Motor: flex, diant., transv., 3 cil. em linha, turbo, 998 cm3; 12V, 120 cv a 6.000 rpm, 17,5 kgfm a 1.500 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
Direção: elétrica progressiva, 9 m (diâmetro de giro)
Suspensão: McPherson (diant.), eixo de torção (tras.)
Freios: disco ventilado (diant.), tambor (tras.)
Pneus: 195/55 R16
Peso: 1.110 kg
Dimensões: comprimento, 401,5 cm; largura, 172 cm; altura, 147 cm; entre-eixos, 253 cm; porta-malas, 300 litros; tanque, 50 litros

O NOVO SEDÃ CHEGA EM BREVE

HB20S 2023
(Eduardo Passos/Quatro Rodas)

Mostrado brevemente, o Hyundai HB20S também ganhará as mudanças da variante hatch. De acordo com a marca, não há data certa para o lançamento do carro, e o atual HB20S segue à venda. Rodolfo Stopa, porém, diz que a reestilização do sedã chega às lojas ainda em 2022. O reajuste de preços deve ser parecido com o sofrido pelo HB20, diz outra fonte.

HB20S 2023
(Eduardo Passos/Quatro Rodas)

A frente é praticamente igual à do compacto, mas a inspiração do Elantra fica mais evidente na traseira, que ganhou ares de carro caro e tem a régua das lanternas completamente iluminada. Por dentro, haverá bancos que imitam couro de tom claro, como o resto da cabine.

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