Ram 1500 Laramie com motor 3.0 biturbo enfrenta nova Ford F-150 com V8 raiz
Na linha 2025, Ram 1500 e Ford F-150 mudaram de formas distintas e nós alinhamos as duas para conferir qual delas ficou melhor

As picapes grandes tornaram-se não apenas realidade, mas sucesso no Brasil, ficando entre as prioridades das marcas por aqui. As novas Ram 1500 e Ford F-150 são prova disso: elas mal mudaram nos EUA e desembarcaram atualizadas (sinal também de que não havia estoque das versões antigas). Coincidência ou não, chegaram quase juntas, criando a condição para um novo comparativo entre elas.
Suspensão a ar pode baixar ou subir a Ram 1500 em cerca de 5 cm

Convocamos as opções mais baratas, cujas diferenciações ficam para o visual repleto de cromados – nas mais caras, eles são substituídos por acabamentos pretos ou escurecidos. No caso da Ram 1500, trata-se da versão Laramie, de R$ 569.990. Para a F-150, é a Lariat, de R$ 545.000. Os preços já adiantam que as atualizações seguiram caminhos distintos, o que pode ajudar a escolha. Mas as diferenças vão além dos preços.
Em ambos os casos, as novidades visuais são discretas. Na Ram 1500, que aposta em uma aparência mais esportiva e moderna, faróis e lanternas têm novas iluminações de led, a grade traz aletas horizontais com o nome “Ram” quase no topo, e as rodas são novas, de 20”. A F-150 foca em um visual mais clássico e elegante, e segue a tendência de redesenho de faróis e lanternas (que formam a letra “F”), nova grade e rodas de 20” cromadas.


Na traseira, há diferenças importantes. Enquanto a Ram abandona a opção de abertura lateral da caçamba, a F-150 adota o sistema, mas em uma solução diversa, com uma porção central que pode ser aberta lateralmente. Em ambos os casos, há abertura e fechamento elétricos, mas apenas a Ram tem capota marítima de série – na Ford, o item é oferecido como um acessório de R$ 1.889. Outra diferenciação está na saída de escape, dupla e traseira na 1500, e única e lateral na F-150.


Por dentro, as picapes distinguem-se ainda mais – com larga vantagem para a Ram 1500. O painel tem desenho bruto, como manda o segmento, mas moderno. Entre as demonstrações estão os formatos mais fluidos, o quadro de instrumentos de 12,3” com layout mais vanguardista e a central multimídia, de 14,5”, com formato vertical e sistema operacional também mais atual.

O acabamento é outro ponto alto da 1500, com mesclas de materiais (todos de boa qualidade) e cores (sempre em preto, marrom e bege, na versão Laramie). Há carpete mesmo no compartimento escondido sob o banco traseiro (que também existe na Ford, mas de plástico convencional).

A sensação, na Ram, é de se estar em uma picape uma geração à frente e um nível acima. Na F-150, o acabamento é de qualidade, também com direito a misturas de materiais e texturas (como imitação de madeira e apliques em preto brilhante), mas é visivelmente mais simples e com desenho já antiquado, reforçado pela posição vertical do painel. O quadro de instrumentos tem 12” e layout simples (até demais), e a central multimídia, também com 12”, tem funções distribuídas de forma irregular.

O console central, porém, traz uma curiosa funcionalidade: é possível recolher a alavanca de câmbio e estender o apoio de braço no console, fazendo com que a porção entre os bancos vire uma espécie de mesa para refeições ou trabalho – não por acaso, há uma tomada de 110 V (em padrão americano) no painel para ligar, por exemplo, um computador.
Galeria de Fotos – Ram 1500















Quando o assunto é lista de equipamentos, as diferenças são reduzidas. Ambas exibem sistemas de auxílio à condução como piloto automático adaptativo, frenagem automática de emergência, monitoramento de pontos cegos, alerta de saída e permanência em faixa e alerta de tráfego cruzado traseiro.

Há também teto solar panorâmico elétrico, oito airbags, head-up display, carregador de celular por indução (na Ram, são dois), ar-condicionado bizona e sistema de som premium (Harman Kardon de 19 alto-falantes, na Ram, e Bang&Olufsen de 14 alto-falantes, na Ford). Só a 1500 vem com retrovisor interno digital, enquanto só a F-150 tem ajustes elétricos da coluna de direção.

O espaço interno também é parecido, com sobra e muito conforto para as duas picapes, mas ligeira vantagem para a Ram. Já na caçamba, a Ford leva a melhor por ter 1.495 litros e 834 kg de capacidade de carga, contra os 1.200 l e 557 kg, respectivamente, da rival. Mas é bom lembrar: a Ram ainda conta com dois compartimentos laterais, cada um com 107 litros, que acomoda objetos menores e tem até tomada.
Depois do acabamento, as maiores diferenças entre as picapes ficam em seus conjuntos mecânicos. A Ford F-150 optou por manter a tradição do motor V8 5.0 Coyote a gasolina de 405 cv e 56,7 kgfm, sempre com câmbio automático de dez marchas e tração 4×4 automática (com 4×2 traseira, 4×4 e 4×4 com reduzida). Com esse conjunto, nos nossos testes, para ir de 0 a 100 km/h, ela levou 7,7 segundos. O consumo, quase que desconsiderado no segmento, foi de 6,4 km/l na cidade e 6,8 km/l na estrada – ela tem um tanque de combustível de 136 l.

A Ram foi por outro caminho e abandonou o V8. Agora, ela traz um motor 3.0 biturbo de seis cilindros em linha a gasolina, com 426 cv e 64,8 kgfm. Juntos estão o câmbio automático de oito marchas e a tração 4×4 automática, também com 4×2 traseira, 4×4 e 4×4 com reduzida. Além de ser a mais potente do segmento, a 1500 também é, de longe, a mais rápida. Foram apenas 6 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, número digno de um esportivo e que impressiona em uma picape com quase 6 m de comprimento e 2.663 kg. O consumo ficou tecnicamente empatado com o da rival: 6,3 km/l na cidade e 8,5 km/l na estrada. O tanque de combustível tem 125 l.

Mas é claro que as particularidades das gigantes não se restringem a números. A Ram 1500 tem condução próxima à de um automóvel, mais facilitada e que, por muitas vezes, o motorista se esquece que está em uma picape tão grande e pesada. A direção é mais leve e direta do que se espera, e a suspensão tem um acerto mais firme que prioriza a estabilidade e a esportividade – sem prejudicar o conforto. A suspensão é a ar com cinco níveis de altura, cujos ajustes podem ser manuais (por botão) ou automáticos, seguindo os modos de condução ou o peso que a picape estiver carregando.
O ajuste mínimo rebaixa a picape em 5,3 cm, e o máximo sobe em 5,1 cm. As acelerações, como já denunciam os números, são rápidas e empolgam, e o pequeno turbo lag não chega a incomodar. Em geral, é uma condução mais fácil e prazerosa, exceto pela falta de um ronco mais encorpado, que se foi com o V8.


A F-150 vai para o lado oposto com uma condução mais próxima à de um caminhão, em vários aspectos. A direção mais pesada e a posição de dirigir mais alta tornam a convivência com a picape mais difícil, especialmente em ambientes urbanos. Ao contrário da 1500, a F-150 passa suas dimensões para o motorista. A suspensão combina com a proposta, mais macia e com balanços mais pronunciados, seja em terrenos irregulares ou em lombadas. Também por isso, ela aceita menos abusos do que a Ram em curvas ou velocidades mais elevadas.

Mas, apesar das “dificuldades”, a Ford tem ótima visibilidade, auxiliada também pela linha de cintura rebaixada na altura dos retrovisores. Isso faz a diferença. As acelerações da F-150, embora mais lentas do que na 1500, também empolgam, especialmente pelo belíssimo e alto ronco do V8 saído do escape.


Ram 1500 e Ford F-150 passaram a ter propostas distintas e que interferem em gostos pessoais. Porém, apesar de custar 4,6% a mais e ter menor capacidade de carga, a 1500 Laramie vence o comparativo por estar mais avançada em acabamento, tecnologia e, principalmente, desempenho. A dirigibilidade mais amigável e prazerosa também conta a favor da Ram.
Galeria de Fotos – Ford F-150

















Veredicto Quatro Rodas
A Ford F-150 leva mais carga, mantém o V8 e custa pouco mais, mas a Ram vence nos demais quesitos. Ela é mais rápida, tem mais espaço interno, melhor acabamento e mais tecnologia. Também foca em uma dirigibilidade mais amigável e prazerosa.
Ficha Técnica
RAM 1500 LARAMIE
Motor: gas., diant., long., biturbo, seis cil. em linha, 2.993 cm³, 24V, 426 cv a 5.200 rpm, 64,8 kgfm a 3.500 rpm
Câmbio: aut., 8 m., tração 4×4
Direção: elétrica; 4,1 m (diâm. de giro)
Suspensão: a ar; duplo A (diant.), eixo rígido multilink (tras.)
Freios: disco
Peso: 2.663 kg
Dimensões: compr., 590,3 cm; larg., 206,2 cm; alt., 197,1; entre-eixos, 367,2 cm; caçamba, 1.200 l; compart. laterais, 107 l (cada); tanque, 125 l; capac. carga, 557 kg; reboque, 4.490 kg
FORD F-150 LARIAT
Motor: gasolina, dianteiro, longitudinal, V8, 5.038 cm³, 32V, 405 cv a 6.000 rpm, 56,7 kgfm a 4.250 rpm
Câmbio: aut., 10 m., tração 4×4
Direção: elétrica, 14,6 m (diâmetro de giro)
Suspensão: McPherson (diant.), eixo rígido com feixe de molas (tras.)
Freios: disco
Peso: 2.387 kg
Dimensões: compr., 590,7 cm; larg., 208,9 cm; alt., 195,8 cm; entre-eixos, 369,4 cm; caçamba, 1.495 litros; tanque, 136 litros; capacidade de carga, 834 kg; reboque, 3.492 kg
Teste comparativo Quatro Rodas
Aceleração | 1500 laramie | f-150 lariat |
0 a 100 km/h | 6 s | 7,7 s |
0 a 1.000 m | 27,3 s – 170,5 km/h | 28,2 – 182,5 km/h |
Velocidade máxima* | 180 km/h* | 180 km/h* |
Retomadas | ||
D 40 a 80 km/h | 2,8 s | 3,5 s |
D 60 a 100 km/h | 3,5 s | 4 s |
D 80 a 120 km/h | 4,1 s | 5 s |
Frenagens | ||
60/80/120 km/h a 0 | 16,3/26,6/64,2 m | 16,2/28,7/64,1 m |
Consumo | ||
Urbano | 6,3 km/l | 6,4 km/l |
Rodoviário | 8,5 km/l | 8,6 km/l |
Ruído interno | ||
Neutro/RPM máx. | 37,2/63,1 dBA | 38,8/67,1 dBA |
80/120 km/h | 58/64,5 dBA | 56,2/62,9 dBA |
Aferição | ||
Velocidade real a 100 km/h | 97 km/h | 96 km/h |
Rotação do motor a 100 km/h em D | 1.800 rpm | 1.500 rpm |
Volante | 2,7 voltas | 2,7 voltas |
SEU Bolso | ||
Preço básico | R$569.990 | R$545.000 |
Concessionárias | 115 | 50 |
Garantia | 3 anos | 3 anos |
Condições de teste: alt. 660 m; temp., 31/33 °C; umid. relat., 56/56 %; press., 757,5/756 mmHg